
Publicado em 29 de abril, 2025
Gennera One: Tudo em um só lugar. Tudo em outro nível.
Inovar está no nosso DNA. Mas agora, nós fomos além. Apresentamos o Gennera One — a plataforma que vai redefinir…
Ver maisPublicado em 22 de novembro, 2018
Investir em captação de alunos e pensar em boas estratégias de retenção são práticas cujos resultados dependem muito de uma campanha de matrícula eficiente. Afinal, a maneira de criá-la e divulgá-la exerce um impacto bastante relevante na taxa de novas matrículas em sua instituição.
Levando a importância do tema em consideração, desenvolvemos este texto. Durante a leitura, você entenderá como proceder ao longo da pré-campanha e quais são os passos mais importantes para alcançar os objetivos.
Aproveite o conteúdo!
Antes de seguirmos, é importante especificar de que processo estamos falando. Na dinâmica das instituições de ensino, existem dois processos que se assemelham, inclusive no nome – mas que acontecem em momentos distintos, e por isso devem ser analisados e tratados separadamente no funil de marketing:
Nosso foco aqui é a primeira – a campanha de matrícula dentro do contexto da gestão educacional, com todos os processos de planejamento e operação que ela envolve.
Antes de fazer uma campanha, recomenda-se que a instituição analise de maneira planejada o número de cursos, turmas e períodos que serão ofertados. Dentro desse planejamento, é preciso fazer a verificação da oferta, a quantidade de possíveis rematrículas e definir as ações para captar alunos, com a finalidade de buscar ocupar as vagas ociosas, caso existam. Desse modo, tende a ser mais interessante criar uma estratégia de marketing pensada para as rematrículas e outra para matrículas.
Tenha em mente que, sem o planejamento adequado, a instituição pode esbarrar na falta de procura e não ter demanda suficiente para fechar suas turmas. É necessário ponderar uma série de fatores nesse momento — a lei de mercado da oferta e da procura, em especial. Realizar oferta de cursos mal planejadas ou ativá-las de maneira inadequada pode gerar expectativas frustadas tanto para a instituição quanto aos potenciais alunos, o que é um grande problema para a imagem da instituição.
Confira, logo abaixo, as etapas básicas da preparação!
Defina todos os documentos que serão exigidos dos alunos ao longo do processo de inscrição, matrícula e rematrícula. Depois, no momento de ativar a campanha, disponha os requisitos da forma mais clara e direta possível.
O formulário de matrícula deve conter dados-chave dos interessados. Portanto, é preciso criá-lo de uma forma que facilite a visualização, a catalogação e o compartilhamento dessas informações.
Instituições de Ensino Superior (IES) devem fazer um registro do currículo e da grade curricular atual. Depois, deve-se criar o calendário acadêmico do próximo período. A partir disso, as turmas são elaboradas e é possível prever o número de vagas que serão disponibilizadas para as novas matrículas.
Também é preciso considerar a questão do fechamento de turma. Se a IES oferta um determinado curso e não atinge o número mínimo de alunos, ela não conseguirá abrir a turma. Se não houver planejamento e uma campanha de marketing adequada, a instituição corre o risco de perder todo o investimento em processos, planejamento e captação.
Levantar o número total da capacidade oferta, considerar as taxas de evasão escolar e de inadimplência também são práticas recomendadas, independentemente do foco da instituição e dos cursos oferecidos.
As datas envolvidas na abertura e no encerramento de campanha precisam ser levadas a sério. Em alguns casos, as extensões de prazo são extremamente bem-vindas, desde que sejam tão bem divulgadas quanto a própria campanha.
A instituição também precisa revisar a parte financeira e avaliar se haverá reajuste nos valores praticados. Depois desse processo, a matrícula é preparada para que se consiga promover o aluno da série atual para a posterior, no caso do Ensino Básico.
Agora que a pré-campanha já foi elaborada e os primeiros passos foram dados, é hora de criar a campanha, divulgá-la e ativá-la. Veja, a seguir, quais são as próximas etapas!
É fundamental investir em campanhas de marketing nas redes sociais e em blogs com conteúdo digital. Banners e campanhas offline também vêm a calhar, dependendo da localização da instituição e das estratégias elaboradas para atingir alunos e responsáveis.
Com a captação acontecendo, entra em cena a parte operacional da matrícula. A adoção de um software de gestão pode otimizar – e muito – esse processo.
Um bom sistema integrado vai permitir cadastros, organização de dados e o acesso seguro a informações e processos pela IE e pelos alunos e responsáveis. Além disso, pode oferecer uma grande vantagem: a possibilidade da matrícula on-line, em que todo o processo acontece pela via digital – preenchimento de formulários, upload de documentos, envio de boletos e muito mais, evitando filas e trazendo mais fluidez, conforto e agilidade ao processo.
Nesta importante etapa acontecem:
Os contratos funcionam como dispositivos legais capazes de regulamentar a relação entre a instituição e os matriculados. Para elaborá-los com precisão, o mais indicado é buscar apoio especializado e também ter um suporte jurídico interno.
A verificação de pagamento deve ser, preferencialmente, um processo automatizado e integrado com o controle financeiro da instituição. Assim, fica mais fácil criar relatórios específicos, trabalhar com indicativos, pensar em meios de lidar com a inadimplência e renegociar possíveis pendências.
Dados captados, contratos assinados, pagamentos confirmados – é o momento de efetivar a matrícula para o preenchimento das vagas. No caso do uso de um sistema integrado, será fornecido aos alunos e/ou responsáveis o acesso definitivo aos portais e plataformas. É por meio desse acesso que é possível acompanhar o progresso do aluno, sua vida acadêmica e os aspectos financeiros relacionados com a Instituição de Ensino.
O Gennera Academic One é uma solução completa em gestão educacional. Ele oferece às instituições um link para que os interessados possam fazer as matrículas online. Trata-se de um grande diferencial, já que a possibilidade de fazer parte do processo pela internet facilita a vida dos pais e dos responsáveis, que podem preencher dados com mais rapidez.
Com a ajuda do Academic One, também é viável controlar as vagas de modo mais apurado e saber em tempo real como está o andamento da campanha de matrícula, quantos alunos estão inscritos, se eles conseguiram completar o passo a passo das inscrições e ter acesso a outras informações valiosas. A ferramenta também traz formulários que permitem que a instituição defina quais serão as informações coletadas em cada fase da matrícula.
Enfim, uma campanha de matrícula é formada por muitas etapas e, por isso, requer bastante cuidado no planejamento e na execução. Felizmente, existem soluções que podem facilitar todos esses processos, ajudando não só no controle de vagas e turmas, mas também na própria captação.
Se você deseja fazer uma campanha de matrículas efetiva e bem estruturada, entre em contato conosco e solicite uma demonstração personalizada!
Trabalhe Conosco?
Vagas abertas
Se você acredita na transformação da educação pela tecnologia, temos convite especial: que tal fazer parte de uma empresa que tem isso como missão?