6 minutos Gerir pessoas tende a ser mais complexo que gerir processos ou tecnologia: pessoas são únicas, têm dias bons e ruins, particularidades ocultas e mudam de opinião com frequência. Em instituições de ensino, a Gestão de Pessoas é uma tarefa incluída em quase todas as posições, em especial naquelas de liderança. Seja por questões salariais, por motivos de horário, por eventualidades pessoais ou por dificuldade técnica, nem sempre existe, por parte do colaborador, uma disposição a trabalhar pelo atingimento de metas e pela Continue

6 minutos Gestores de instituições de ensino precisam ter acesso rápido e fácil às informações, seja para tomar decisões estratégicas ou para instruir a equipe de colaboradores. Os sistemas de gestão empresarial (SGE ou ERP, em inglês), neste caso, são indispensáveis para integrar informações de diferentes áreas, tanto reunindo-as em uma fonte de dados confiável quanto mostrando suas faces em relatórios e indicadores. O ERP é uma ferramenta indispensável para lidar com a complexidade de negócios  educacionais. Um bom sistema de gestão educacional deve Continue

6 minutos A comunicação eficaz exige uma dose de persuasão. – E quando se trata de liderança, isso é ainda mais verdade.  Persuadir não é manipular, como muitos imaginam. Persuadir é o ato de, através de uma mensagem, influenciar e motivar pessoas a fazer uma atividade, tomar uma ação ou a seguir um propósito. Quando você usa a persuasão, está deixando ainda mais claros e presentes os motivos para que a pessoa aja de modo esperado. Líderes precisam ser convincentes, ainda mais em instituições Continue

6 minutos Com o avanço do EAD, muitas instituições de ensino experimentaram crescimento no número de alunos. Com esse crescimento, aumentaram também as demandas por soluções completas e que reduzissem o trabalho manual.  Uma dessas demandas é um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) que se integre ao sistema educacional. O Seminário Teológico Batista Nacional Enéas Tognini – STBNET recentemente identificou essa demanda, especialmente porque pretende, em breve, dobrar ou triplicar o número de estudantes à distância. José Ribeiro, coordenador da graduação e pós graduação, Continue

8 minutos O avanço tecnológico, que acelera o processo de mudança das estruturas organizacionais em instituições de ensino, não é tão recente assim.  Mesmo assim, ainda existe muita dificuldade em analisar corretamente o ambiente de negócio, tal como prever desafios futuros e traçar planos para enfrentá-los, seguindo as metas de crescimento da empresa. Não é difícil perceber que o próximo desafio das organizações é entender, de fato, os processos da gestão da inovação.  De fato, não são apenas questões tecnológicas envolvidas nessa compreensão: é Continue

6 minutos Cada professor tinha uma montanha para chamar de sua: há 15 ou 20 anos, a papelada fazia parte do dia a dia escolar, e era impossível gerenciar uma instituição de ensino sem calhamaços e calhamaços. Entre os benefícios da revolução digital, para os negócios, talvez a maior vantagem tenha sido a mudança na forma de armazenar e buscar dados, assim como o volume físico desses dados. No Colégio Universo Floripa (CUF) com certeza não foi diferente. A Gennera e o CUF evoluíram Continue

6 minutos Em termos de gestão educacional, o que realmente importa, para uma instituição de ensino (IE), são soluções que aumentem a produtividade sem comprometer a qualidade da educação. Quando se trata de escolher o ERP educacional, as maiores dúvidas são em relação ao custo-benefício das opções.  Muitas empresas oferecem, por exemplo, aplicações e acréscimos que na prática são aproveitadas por poucas IE. Outras, comprometendo o mais importante, incham o sistema com várias funcionalidades, tornando-o lento e complicado. Por fim, existem aquelas que são Continue

5 minutos Você já ouviu falar ou conhece o ensino híbrido? O modelo de ensino tradicional vem sendo criticado há anos por diversos especialistas na área, e isso ficou ainda mais evidente com a pandemia da COVID-19. Novos métodos como as aulas virtuais e o crescimento do Ensino a Distância trouxeram à tona essa necessidade das instituições de ensino inovarem a forma como seus alunos estudam. Por outro lado, estar presente em sala de aula e promover atividades presenciais ainda se faz importante para Continue

5 minutos Com o aumento no número de Instituições de Ensino Infantil, Fundamental, Médio e Superior, as estratégias de captação de alunos precisam ser, a cada dia, mais refinadas e certeiras. O Marketing passou de um setor de apoio para um setor estratégico: a saúde financeira da IE depende substancialmente do trabalho executado para atrair o aluno e convencê-lo a se matricular. Ainda, mesmo para reter esse aluno, estratégias de endomarketing precisam ser usadas. Nos últimos 10 anos a forma de fazer propaganda mudou Continue

6 minutos Um retroprojetor e um mimeógrafo: essa era a tecnologia da maioria das escolas há 20 ou 30 anos. Especialmente com o avanço da internet, esse cenário mudou drasticamente, a ponto de hoje ser impensável que uma instituição de ensino (IE) atue sem acompanhar as novidades tecnológicas. Com as medidas necessárias para conter a COVID-19, o ensino à distância se fortaleceu e, com isso, as IE dependem ainda mais de computadores, softwares, redes e afins. Tendo isso em vista, é indiscutivelmente necessário que Continue