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A consolidação de uma instituição de ensino forte, eficiente e de alta qualidade está diretamente relacionada ao desenvolvimento de um bom planejamento do ano acadêmico, traçando metas ao reavaliar o que já foi feito e favorecendo o surgimento de novas ideias que possam ser colocadas em ação.
Nesse sentido, o planejamento fortalece o foco do corpo docente e garante bons resultados de ensino, diminuindo a evasão e inadimplência escolar. Para que o processo seja eficiente, o diretor precisa realizar ações que ampliem as possibilidades de trabalho.
Neste artigo, separamos cinco passos para você planejar o ano acadêmico com segurança, favorecendo excelentes resultados para sua instituição. Confira!
A participação da equipe docente, de coordenadores e funcionários para discutir ideias que podem ser implementadas no planejamento é fundamental para contemplar a realidade das aulas e do funcionamento da instituição.
Para facilitar o seu planejamento, elencamos alguns pontos principais que precisam ser discutidos pelo grande grupo institucional:
Com uma participação ativa e democrática do corpo docente, o gestor precisa criar um cronograma de atividades delegando tarefas que facilitem a construção do planejamento, garantindo a ampliação da atividade escolar e o reconhecimento das dificuldades.
Além disso, ao delegar funções, os profissionais ficam mais engajados no trabalho, diminuindo sua rotatividade. Uma excelente alternativa é designar funções específicas para um profissional de referência, como um supervisor escolar que auxilia o gestor.
Para planejar o ano acadêmico de forma efetiva, é preciso reconhecer os erros e acertos dos planejamentos anteriores para compreender o que precisa ser evitado, melhorado e mantido. Com essa análise, o gestor identifica suas dificuldades e se torna capaz de desenvolver estratégias que eliminem os desafios.
Normalmente, essa avaliação é feita durante a semana pedagógica — validada pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) — e proporciona uma revisão do Projeto Político Pedagógico (PPP), evidenciando possíveis caminhos a serem seguidos para a consolidação de uma instituição de ensino forte.
A partir do que foi discutido e avaliado na semana pedagógica, é possível estabelecer metas e objetivos que englobam a real necessidade da IE, criando mecanismos de enfrentamento e resultando em soluções práticas para lidar com os problemas institucionais, como evasão e inadimplência.
Para criar metas funcionais e aplicáveis, o ideal é sempre considerar a realidade escolar, os diferentes perfis de alunos e professores, e a estruturação das aulas e da organização interna.
Para isso, as metas precisam ser:
Um planejamento eficiente, que conta com a participação ativa dos coordenadores, professores e funcionários e apresenta metas claras e alcançáveis, não garante que sua execução será feita de forma efetiva. Por isso, é preciso fazer uma revisão regular para acompanhar seu andamento e promover eventuais acertos na rota.
Procure realizar reuniões bimestrais ou trimestrais com toda a instituição — diretores, coordenadores, professores e representantes de turma —, avaliando quais metas foram executadas, quais foram as dificuldades encontradas e o que precisa ser reajustado.
Planejar o ano acadêmico com eficiência reflete em reconhecer a realidade e as necessidades da instituição, fornecendo alternativas que potencializem o ensino e uma boa gestão. Lembre-se da importância de realizar reuniões periódicas para verificar a efetividade do plano de ação, de captar feedbacks e propor melhorias para o ensino.
Agora que você já sabe como montar um bom planejamento, o que acha de conhecer um pouco mais sobre o desenvolvimento do projeto político-pedagógico escolar? Boa leitura!
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