Imagem em destaque

Publicado em 11 de março, 2019

Saiba como montar uma boa estratégia para oferta de cursos EAD na sua instituição

Compartilhar conteúdo

Não é novidade que o EAD está se tornando cada vez mais presente nas instituições de ensino. Capaz de revolucionar a forma de aprendizagem, a modalidade de ensino a distância permite praticidade para o aluno, sem perder de vista a qualidade.

Com o aumento da oferta, a demanda começa a ficar mais exigente, e requer cada vez mais qualidade de metodologias e conteúdos programáticos consistentes, além de um bom ambiente de ensino e aprendizagem.

Quer atender melhor a essa demanda? Então, continue lendo nosso artigo e confira como montar um excelente curso EAD na sua instituição!

Faça um bom planejamento estratégico

Qualquer processo de ensino exige planejamento, e com o curso EAD não seria diferente. É necessário montar uma estratégia clara e coerente, desenvolvendo direcionamentos para a estruturação de conteúdo, formatos de aula, metodologias utilizadas, estilo de plataforma e identidade visual.

Tudo isso contribui para o aumento da qualidade de ensino e, por consequência, diminuição das taxas de evasão e inadimplência, já que mantém os alunos motivados com os estudos.

Uma boa dica para começar o seu planejamento é fazer algumas perguntas pontuais sobre o seu processo de ensino a distância, como:

  • qual é o foco do EAD?
  • qual é a demanda real do conteúdo que eu quero ensinar?
  • será que o mercado investe nesse assunto? Como ele investe?
  • quem são meus concorrentes? O que dá certo e errado para eles?
  • quem são minhas personas e público-alvo? O que eles querem saber? Quais são seus sonhos, desejos e angústias?

Investigue o mercado

Agora que você já tem o seu planejamento estruturado — ou, pelo menos, parte dele —, está na hora de olhar para o mercado. Como nós falamos, a demanda para cursos EAD aumentou, o que significa que a busca por um ensino a distância de qualidade, com eficiência e excelentes resultados profissionais, também está em alta.

Dessa maneira, é fundamental investigar o mercado, analisar os concorrentes e compreender de fato o seu público, evitando que você crie algo que, desde o início, já está arriscado a fracassar.

Aqui, utilize as perguntas sobre as quais você refletiu anteriormente, analisando cada resposta para comparar os seus dados com o mercado. Assim, você consegue reduzir os custos e aumentar a qualidade de ensino, direcionando os conteúdos para a demanda real do seu público.

Realize ações de captação de alunos

Outro ponto fundamental para garantir o bom desenvolvimento de um curso EAD é investir em ações de captação de alunos. Ao encontrar a sua persona, é necessário incentivá-la para que ela adquira o seu curso.

Isso pode ser feito por meio de ações de marketing digital e de conteúdo, otimização de mídias sociais, aperfeiçoamento nas técnicas de comunicação, aprimoramento dos serviços virtuais e investimento em softwares de gestão.

Defina os objetivos de aprendizagem

Com tudo isso em mente, está na hora planejar os objetivos de aprendizagem do seu curso em conjunto com a metodologia utilizada e os conteúdos que deverão ser abordados.

Aqui, separe a bibliografia que condiz com o seu público-alvo, mercado, concorrência e valores institucionais, listando os tópicos que precisam ser trabalhados. Em seguida, separe as informações por módulos, aprofundando-se em cada um deles para garantir efetividade na aprendizagem.

Escolha uma plataforma segura, personalizável e responsiva

Da mesma forma que a estrutura física da sua instituição precisa ser cuidada e ter uma boa apresentação, funcionalidade e praticidade, é preciso ter essa mesma cautela com a plataforma que hospedará o seu curso EAD.

Em outras palavras, é extremamente necessário dedicar-se para encontrar uma plataforma que seja segura, personalizável e responsiva, que tenha todas as funcionalidades e ferramentas necessárias, que traga um ambiente virtual agradável de navegar — tanto no computador quanto no celular — e que exprima os valores da sua instituição.

Montar um bom curso EAD exige bastante foco e dedicação. Com um planejamento sólido e coerente, você consegue desenvolver um excelente ensino a distância e garantir qualidade para seus alunos. Para potencializar seus resultados, procure investir em um software de gestão que integre as áreas acadêmicas, administrativas e financeiras a fim de trazer inovações para sua instituição.

E então, gostou do nosso artigo? Aproveite para aprofundar seus conhecimentos! Baixe nosso e-book e aprenda como preparar equipes para a implementação de software de gestão escolar.

Gestão Educacional: Esteja preparado para os desafios

Conteúdos relacionados

Imagem - banner-default

Publicado em 29 de abril, 2025

Gennera One: Tudo em um só lugar. Tudo em outro nível.

Inovar está no nosso DNA. Mas agora, nós fomos além. Apresentamos o Gennera One — a plataforma que vai redefinir…

Ver mais
Imagem - FEED GENNERA(63)

Publicado em 13 de fevereiro, 2025

Como a Gennera elevou o nível da Gestão do Colégio Maria Regueira

O Colégio Maria Regueira, com 43 anos de história, enfrentava desafios operacionais com seu antigo sistema de Gestão Escolar. Com…

Ver mais
Imagem - Frame 1261153644 (1)

Publicado em 14 de janeiro, 2025

Volta às Aulas 2025: Guia Completo para Preparar Sua Escola e Iniciar o Ano Letivo com Sucesso

A volta às aulas é sempre um momento de grandes expectativas e movimentação nas instituições de ensino. É quando alunos,…

Ver mais