Imagem em destaque

Publicado em 13 de junho, 2022

10 critérios de avaliação do MEC que dependem do ERP educacional

Compartilhar conteúdo

Uma boa avaliação do MEC impacta muito mais que na liberação legal das atividades na instituição de ensino.

Ter cursos bem avaliados pode ser um fator decisivo, tanto para a entrada de alunos quanto para a sua retenção, especialmente se a IE souber usar isso em campanhas de marketing

Nas avaliações, o ERP educacional está presente de forma direta e indireta, influenciando praticamente em todos os âmbitos da avaliação.

Nesse artigo, a Gennera separou 10 critérios de avaliação do MEC que dependem ou se interrelacionam com o sistema de gestão educacional.

Atividades Complementares

Nos cursos das Instituições de Ensino Superior, devem ser cumpridas atividades complementares, que podem ser palestras, aulas e outros. Cada curso pode oferecer a quantidade de horas que achar necessário, desde que não ultrapasse 10% da carga horária prevista.

Para facilitar o gerenciamento do aluno e da própria instituição, o sistema de gestão educacional deve ter a opção para o cadastramento das horas complementares.

Quando o ERP possui essa função, há mais chances de boa avaliação do MEC.

Biblioteca Virtual 

O instrumento do MEC permite que as bibliotecas sejam virtuais, não precisando da compra física dos livros. Existem diversas empresas que oferecem esse serviço, como por exemplo a Minha Biblioteca, a Saraiva e a Pearson.

É importante que o ERP educacional tenha integração com essas bibliotecas, permitindo que o aluno acesse a partir do sistema, sem precisar digitar seus dados novamente para o acesso às plataformas.

Além de facilitar a vida dos acadêmicos, essa função do sistema possibilita à IE gerar diversos tipos de relatórios, como por exemplo quais são os livros mais procurados, os cursos que mais utilizam livros etc.

Uma biblioteca virtual com Padrão MARC 21 é bem vista pelo MEC, e com certeza impacta na avaliação!

Disciplinas

O sistema deve permitir que, no cadastro das disciplinas, possa ser escolhida a modalidade: se vai ser presencial, à distância ou no formato híbrido.

Além disso, deve fazer o cálculo para que, na montagem da grade, os cursos no formato presencial não ultrapassem os 40% permitidos pelo MEC.

Estágio

O estágio pode ser obrigatório ou não, dependendo do curso da Instituição.

Podemos citar os seguintes tipos de estágios:

  • Estágio curricular supervisionado Obrigatório: para cursos cujas DCN preveem o estágio supervisionado.
  • Estágio curricular supervisionado: relação com a rede de escolas da educação básica Obrigatório para licenciaturas.
  • Estágio curricular supervisionado: relação teoria e prática Obrigatório para licenciaturas.

 É importante que o sistema tenha, nativamente, uma área para o cadastramento dessas horas de estágio, poupando trabalho da secretaria e evitando perda de dados.

Grades

O sistema deve permitir o cadastramento das grades dos cursos oferecidos pela Instituição, permitindo alterações na grade, equivalências de disciplinas, disciplinas eletivas, carga horária das disciplinas que podem ser presenciais ou à distância.

Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

 O AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem) é imprescindível em uma realidade de ensino híbrido e à distância.

A plataforma deve permitir a interação entre professores, tutores, discentes e docentes, e quanto mais completa, melhor será avaliada.

O AVA do Gennera Academic One, por exemplo, é nota 5 no MEC: nativamente integrado a todas as outras interfaces do sistema, a plataforma evita retrabalho para inserir dados de forma duplicada, e ainda possibilita a geração de relatórios, compartilhamento de arquivos e controle de presença.

Professores 

O Sistema Educacional deve ter uma para cadastro de informações referentes ao professor, tanto para facilitar a gestão interna quanto a avaliação do MEC.

Ter as informações dispostas e acessíveis ajuda a gerenciar as exigências, e garantir que, nos quesitos conhecidos e previsíveis, a IE terá nota máxima.

  • Tempo de trabalho do professor: o tempo deve ser lançado de modo que seja dividido entre o atendimento aos alunos e eventuais participações em colegiados. Para a formação do Núcleo Estruturante, por exemplo, todos devem possuir tempo integral ou parcial, com 5 integrantes, onde pelo menos 20% devem estar em tempo integral, e 60% dos professores precisam ter formação Stricto Sensu.
  • Experiência Profissional: para que possam apresentar exemplos contextualizados com relação a problemas práticos, a experiência profissional conta na avaliação do MEC. 
  • Titulação do corpo docente: que será utilizada para o cálculo do IQCD (Índice de Qualificação do Corpo Docente) no instrumento de autorização do MEC.
  • Produção científica: Para alcançar a nota máxima em relação a produção acadêmica no Instrumento do MEC, 50% dos docentes devem possuir no mínimo 9 produções nos últimos 3 anos – e é importante que o ERP controle esse dado.
  • Experiência em docência EAD: Caso a Instituição trabalhe com ensino a distância, tendo cursos autorizados nessa modalidade ou cursos híbridos, a instituição recebe nota por ter professores com experiência no ensino online.
  • Docência no Ensino Superior: quanto mais experiência o professor tiver, mais fácil ele irá promover ações que permitam identificar as dificuldades dos alunos. – Por isso, o MEC avalia esse quesito.

Conteúdo 

As instituições disponibilizam materiais didáticos aos seus alunos, através de uma plataforma de Ensino, sendo obrigatório para aquelas que oferecem Ensino a Distância.

O material pode ser produzido pelos próprios professores ou adquirido pela Instituição, sendo que existem várias empresas que oferecem esse serviço.

O sistema Educacional deve permitir que os professores disponibilizem esse conteúdo através do AVA, e caso a Instituição opte por comprar o material de uma empresa, esse material deve ser integrado ao AVA.

Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC)

Alguns cursos, de acordo com as suas diretrizes, trazem a obrigatoriedade do Trabalho de Conclusão do Curso, e é importante que o sistema educacional permita o cadastro dos orientadores por curso, e permitam que os alunos optem por um deles.

Os trabalhos, com a devida autorização do professor orientador e do aluno, devem ser disponibilizados no sistema da biblioteca, que deve estar integrado no sistema educacional.

Diploma Digital

O Diploma Digital passa a ser obrigatório a partir deste ano.

O ERP educacional deve permitir que os dados dos alunos sejam cadastrados junto aos seus documentos, para que sejam gerados dois arquivos XML e a representação visual: um para ser enviado aos alunos e outro para direcionar ao MEC.

Dessa forma, o diploma pode ser consultado através do site da instituição ou no site do MEC.

Conclusão

Além de todos os critérios citados, é importante que o sistema permita que sejam cadastradas pesquisas a ser aplicadas aos alunos, professores e o corpo técnico-administrativo.

A tabulação de dados precisa trazer os resultados da avaliação, para que a IE possa realizar a autoavaliação institucional.

A CPA (Comissão Própria de Avaliação) é uma comissão interna, formada por professores, alunos e representantes do corpo técnico-administrativo, sendo um instrumento anterior à avaliação do MEC, e sua efetividade garante que os gaps sejam identificados e corrigidos antes da vistoria.

Assim, as chances de sucesso e boas notas são muito maiores.

O Gennera Academic One preenche todos os requisitos citados nesse artigo, e por isso é um dos sistemas líderes do mercado, com recorrentes avaliações positivas do MEC.

Por ter o SAP Business One nativamente integrado, a base de dados é confiável e rastreável, sendo bem-visto não só pelo Ministério da Educação, mas pelas maiores auditorias empresariais do mundo.

Mais que ganhar uma boa nota na vistoria, sua instituição de ensino ganha em qualidade, lucro e eficácia ao ter o Gennera Academic One.

Quer descobrir como?

Converse com um dos nossos consultores e mergulhe no Universo Gennera!

Conteúdos relacionados

Imagem não disponível

Publicado em 29 de abril, 2025

Gennera One: Tudo em um só lugar. Tudo em outro nível.

Gennera One: Tudo em um só lugar. Tudo em outro nível. Inovar está no nosso DNA. Mas agora, nós fomos…

Ver mais
Imagem - FEED GENNERA(63)

Publicado em 13 de fevereiro, 2025

Como a Gennera elevou o nível da Gestão do Colégio Maria Regueira

O Colégio Maria Regueira, com 43 anos de história, enfrentava desafios operacionais com seu antigo sistema de Gestão Escolar. Com…

Ver mais
Imagem - FEED GENNERA(53)

Publicado em 30 de outubro, 2024

Pensando em trocar de Sistema Educacional? Veja o que considerar para uma mudança eficiente

Está pensando em trocar de sistema educacional, mas não sabe por onde começar? A troca de um ERP educacional é…

Ver mais