Tempo de leitura: 4 minutos
Ser uma escola reconhecida pela excelência e referência não é um caminho simples de percorrer. A maneira como uma instituição é administrada interfere diretamente na qualidade de ensino oferecida e na comunidade em que está inserida e, por isso, é tão importante que exista uma gestão escolar eficiente.
Mas como conduzir uma gestão que leve a instituição ao crescimento e ofereça um bom serviço? Para responder a essa pergunta, listamos algumas práticas de sucesso. Confira!
1. Mantenha o patrimônio escolar bem cuidado
A manutenção do patrimônio pode parecer uma tarefa difícil, porém, é fundamental para uma boa gestão escolar. Se há uma parede rabiscada ou descascando, um quadro manchado, uma carteira quebrada, uma quadra que precisa de uma pintura ou qualquer outro tipo de problema que cause uma “poluição visual”, resolva o mais rápido possível.
Além de ser indispensável para o bom funcionamento da escola, a preocupação com o patrimônio e a rápida ação demonstra para os alunos que a instituição tem capacidade de investimento e que se preocupa em oferecer os melhores recursos para um ensino de qualidade.
2. Planejamento estratégico
O planejamento estratégico é um grande aliado de qualquer gestor. Com a identificação das fraquezas, ameaças, forças e oportunidades, é possível desenvolver um plano de ação eficaz para anular os pontos negativos e potencializar os fatores positivos. Uma instituição que não tem planejamento não consegue lidar com as situações negativas e tampouco aproveita as oportunidades que aparecem.
Um planejamento bem-feito deve levar em consideração os objetivos de curto, médio e longo prazos, bem como a análise das tendências do mercado, urgência de resolução de conflitos e gravidade dos problemas.
3. Atenção às mudanças
A escola que não se adapta às mudanças do mercado e não se atualiza, vê seus alunos migrarem para instituições mais modernas. Essas mudanças englobam a sociedade, a política, novas regras acadêmicas, tecnologia, etc.
Tenha sempre um veículo de comunicação como ferramenta de divulgação dos investimentos e melhorias realizadas em sua escola para valorizar mais o trabalho desenvolvido e mostrar a todos que a instituição acompanha as tendências.
4. Explore as tecnologias
Com tantas tecnologias disponíveis na atualidade, fica até difícil escolher em qual investir, não é verdade? Para acertar na escolha do software e demais tecnologias, é importante que você entenda quais são as dificuldades de gestão e quais são as necessidades dos alunos, pais e colaboradores. A gestão informatizada faz muita diferença na qualidade de ensino oferecida.
Bibliotecas informatizadas, facilidade na emissão de certificados, plataforma online para funcionários e alunos, canal de comunicação com pais e comunidade, organização de dados, pré-matrícula online e demais serviços oferecidos em parceria com a tecnologia, melhoram a organização da escola, aceleram os processos e permitem que o gestor otimize o uso do seu tempo.
5. Acerte na contratação
Os professores e demais colaboradores têm um relacionamento direto com os alunos e, consequentemente, interferem na retenção dos estudantes. Sendo assim, a contratação deve ser realizada levando em consideração diversos fatores: cultura organizacional, experiência profissional, comprometimento, valores, postura, facilidade de comunicação, etc.
Quando o processo seletivo não é bem-feito, a escola sofre com a rotatividade de profissionais e isso causa sérios danos ao serviço oferecido e ao capital da instituição.
6. Fique atento a gestão financeira!
A gestão financeira é um dos maiores problemas de uma instituição de ensino. Isso porque a escola facilmente encontra alunos inadimplentes que interferem na capacidade de investimento e na liquidez. Para anular esse problema, é fundamental que seja estabelecida uma política de inadimplência e que ela seja aplicada desde o momento da matrícula.
O planejamento financeiro, controle de gastos e eliminação de custos desnecessários são exemplos de fatores que afetam uma gestão e que precisam ser bem administrados para garantir a longevidade de uma instituição.
Quer aprender mais a respeito do controle financeiro em uma gestão escolar? Então confira nossas dicas infalíveis de como reduzir a inadimplência em sua escola!