Ensino Híbrido: O que é e quais as vantagens?

Tempo de leitura: 5 minutos

Você já ouviu falar ou conhece o ensino híbrido?

O modelo de ensino tradicional vem sendo criticado há anos por diversos especialistas na área, e isso ficou ainda mais evidente com a pandemia da COVID-19.

Novos métodos como as aulas virtuais e o crescimento do Ensino a Distância trouxeram à tona essa necessidade das instituições de ensino inovarem a forma como seus alunos estudam.

Por outro lado, estar presente em sala de aula e promover atividades presenciais ainda se faz importante para a jornada do estudante durante sua graduação.

E é justamente esse o cerne do ensino híbrido: a junção do que há de melhor no ensino tradicional com as facilidades tecnológicas do EaD.

People studying at online school in office or at home. Service, literature, study concept. Vector illustration can be used for topics like knowledge, education, online schoolO que é Ensino Híbrido?

É um formato de ensino composto por aulas presenciais (offline) combinadas com aulas virtuais(on-line), oferecendo uma maior autonomia ao aluno na construção do aprendizado.

A partir do uso de tecnologias e métodos de ensino modernos, tanto os professores quanto os estudantes experimentam o melhor de dois mundos, ampliando assim a experiência no ambiente acadêmico.

Ainda se falando desta modalidade, o ensino híbrido possui dois modelos:

  • Disruptivo: mais aulas virtuais, se tornando mais distante do modelo tradicional;
  • Sustentado: maioria das aulas são ministradas presencialmente, próximo ao método tradicional.

O ensino híbrido tem ganhado espaço entre as instituições de ensino superior no Brasil, o que demonstra ser uma grande tendência para os próximos anos.

Durante a pandemia da COVID-19, o Ensino híbrido foi praticado pela maioria das Instituições de Ensino Superior do país, onde as aulas teóricas eram transmitidas para os alunos assistirem de casa de forma síncrona ou assíncrona. 

Vale lembrar que esta modalidade surgiu bem antes e já vinha crescendo nas Instituições de Ensino, acelerando ainda mais sua adesão durante a pandemia.

Perspectivas do Ensino Híbrido

Será que essa modalidade pode ser tendência entre as instituições de ensino para os próximos anos?

Vamos começar analisando as gerações e seu contato com os avanços tecnológicos. Veja a seguir:

  • Geração X: são os nascidos no início de 1960 até o início dos anos 1980;
  • Geração Y: nascidos de 1980 até o início de 1990;
  • Geração Z: nascidos de 1990 até o início do ano 2010; 
  • Geração ALPHA: os nascidos a partir de 2010. 

A cada mudança, os alunos acabam tendo mais facilidade no aprendizado de novas tecnologias, facilitando a implementação do Ensino Híbrido.

Os nascidos nas gerações Z e ALPHA têm muito mais acesso às tecnologias do que as anteriores, pois geralmente possuem computadores em casa ou na escola, além de utilizar dispositivos móveis como celulares e tablets no dia a dia. 

Eles estão mais aptos para ingressar nas novas modalidades como o Ensino Híbrido, que tem como principal objetivo trabalhar com aprendizagem on-line e presencial. 

Muitas Instituições acabam fazendo as aulas teóricas no formato on-line, e as práticas de forma presencial, dando também uma autonomia maior para os alunos organizarem sua forma de estudar.

Por outro lado, temos que lembrar que no caso dos professores, alguns não tiveram acesso a muitas das tecnologias usadas atualmente. 

Dessa forma, o desafio de se adaptar à didática do formato híbrido será mais difícil para este grupo, devido às dificuldades de adaptação com as tecnologias digitais, mas que pode ser superado através de incentivos e capacitação destes professores.

Ensino Híbrido é Ensino a Distância?

Muitos confundem estas duas modalidades visto que em ambas existem características semelhantes.

O Ensino a Distância pode ser 100% on-line ou ter poucos encontros presenciais, como por exemplo para a realização de provas. 

Já o Ensino Híbrido, como vimos, tem encontros presenciais e virtuais que se complementam, sendo que os virtuais não podem passar de 40% da carga horária nas Instituições de Ensino Superior.

Ele se utiliza das vantagens do EaD, sem abrir mão das aulas presenciais, promovendo a interação entre os alunos, através de trabalhos em grupo, seminários e assim por diante. 

Já nas aulas on-line, os alunos podem desenvolver autonomia e criatividade, através dos materiais disponibilizados pelos professores como vídeos, textos, links para sites de conteúdo e apostilas.

People using computers and studying at online school. Service, literature, study concept. Vector illustration can be used for topics like knowledge, education, online schoolVantagens do Ensino Híbrido

Por possuir características tanto do ensino presencial como EaD, as principais vantagens dessa modalidade são:

  • Flexibilidade para estudar: o aluno passa a ter horários mais flexíveis, permitindo que ele consiga trabalhar e estudar ao mesmo tempo, podendo arcar tranquilamente com os custos pessoais e as mensalidades da instituição de ensino;
  • Menor custo das mensalidades: geralmente, as Instituições que possuem o Ensino Híbrido possuem mensalidades mais baixas por conseguirem reduzir alguns custos, tornando-as mais competitivas no mercado.
  • Menor custos das despesas pessoais: o aluno acaba tendo seus custos reduzidos com o transporte e alimentação, por não precisar se deslocar todos os dias até a Instituição;
  • Melhor Experiência de Aprendizado: as aulas ficam muito mais dinâmicas, pois os professores passam a poder utilizar métodos mais criativos como a utilização de várias tecnologias educacionais.

Apesar de não ser uma tarefa simples, a implementação do Ensino Híbrido é uma excelente alternativa para uma instituição de ensino proporcionar uma melhor experiência de aprendizado para seus alunos.

Isto envolve, além de disponibilizar ferramentas tecnológicas, auxiliar o aluno na construção do seu conhecimento, através das aulas a distância e presenciais.

Estar atento às mudanças no mercado e novas tecnologias também é uma forma de elevar a qualidade do ensino híbrido, além de aumentar a competitividade da instituição.

Quero_saber_mais_sobre_o_Gennera

Sobre Blog Gennera

A Gennera tem mais de 15 anos de experiência no desenvolvimento de soluções acadêmicas e financeiras destinadas exclusivamente ao ecossistema de educação, sendo pioneira e líder nas plataformas de gestão educacional online (cloud computing).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *