Escola Waldorf Rudolf Steiner: transparência e confiabilidade com o SAP e a Gennera

Tempo de leitura: 6 minutos


Ter processos transparentes não é mais só uma necessidade interna das instituições de ensino: alunos, pais e responsáveis têm a cada dia se interessado mais por saber o que se passa onde estudam. Esse movimento faz com que as instituições de ensino precisem caminhar em direção a um processo mais enxuto e eficiente, possível de ser aberto e compreensível aos clientes.

Nesse contexto a Rudolf Steiner, escola pioneira no Brasil com o método Waldorf, precisava não apenas de um sistema de gestão, mas de integração e fácil visualização dos dados. 

Com economia de tempo para as equipes, maior confiança por parte dos pais e responsáveis e certeza da geração de informações confiáveis, a multinacional da educação viu na solução da Gennera, integrada ao SAP Business One, a solução para um processo transparente e eficaz.

Nesse artigo, falaremos sobre como a transparência na operação produz confiança e tranquilidade. e de como essa transparência se torna possível a partir da integração dos processos através do SAP B1.

 

Um pouco mais da Associação Rudolf Steiner

Um pouco mais da Associação Rudolf Steiner

A Escola Rudolf Steiner, pioneira da pedagogia Waldorf no Brasil, foi fundada em 1956 por um grupo de pais e educadores interessados em trazer a Pedagogia Waldorf para o nosso país. Recebeu inicialmente o nome de “Escola Higienópolis” e em 1958 mudou-se para o Alto da Boa Vista, instalando-se em uma propriedade rodeada de jardins, muitas árvores e espaço para o desenvolvimento de todas as atividades previstas no currículo Waldorf.

Hoje com mais de 800 alunos, nas últimas décadas a escola teve suas instalações ampliadas, e atualmente proporciona um espaço bem dimensionado para as demandas de seus alunos. A escola possui jardins de Infância com ampla área verde, laboratórios diversos, oficinas, áreas para esporte e até atividades de plantio e jardinagem.

Com a rápida expansão do movimento Waldorf no Brasil, a EWRS é hoje uma entre dezenas de escolas Waldorf espalhadas por todo o país.

 

Por que a Escola Waldorf Rudolf Steiner procurou a Gennera?

Inovadora por natureza, a EWRS sentiu-se desafiada a integrar seus processos e construir indicadores visíveis e palpáveis.

Denis Siqueira, diretor da instituição, explica: “a gente tinha uma situação bem frágil em termos de integração de sistema. Isso demandava muito tempo da equipe operacional, da equipe administrativa, dos professores e da gestão, tanto acadêmica quanto administrativa, em gerar informações gerenciais confiáveis.”

Na integração de processos, a ferramenta importa e é o diferencial. As informações inseridas em um ERP sem integração nativa precisam ser cruzadas manualmente, através de listas e planilhas. A geração de indicadores também é feita de forma descentralizada, e além de demandar tempo e esforço, passa pelo risco de ter dados perdidos ou alterados, seja por erro na cópia das listas ou por problemas nas fórmulas da planilha.

Uma instituição de ensino que deseja crescer e se tornar a cada dia mais sólida precisa, sem dúvidas, de que problemas em relação a dados e informações sejam resolvidos por uma solução confiável, rápida e enxuta. – E nessas horas, é importante buscar pela melhor opção do mercado.

“A gente escolheu a SAP Business One, em parceria com a Gennera (…) principalmente por uma questão de credibilidade de ser um sistema reconhecido mundialmente”, salienta Denis. “Também por ser integrado e trazer as informações de forma ágil e confiável,além da usabilidade que a gente entendeu ser bem importante, principalmente na parte acadêmica”.

 

Transparencia_nos_processos_e_crescimento_institucional

Transparência nos processos e crescimento institucional

O Gennera Academic One integra todos os dados educacionais, financeiros, fiscais e contábeis em um único lugar.

Ter dados confiáveis e bem organizados é o primeiro passo para melhorar todo o processo de gestão, pois a tomada de decisão deixa de ser pautada apenas em percepções e passa a se apoiar em dados concretos e palpáveis.

A tomada de decisão pautada em dados é sinal de maturidade organizacional. Quando funcionários e clientes percebem que uma instituição se apoia em informações concretas, as decisões tendem a ser menos questionadas, as medidas a aumentarem a aderência, e a boa avaliação, a subir.

Segundo o diretor, a Escola Waldorf Rudolf Steiner já está sentindo esses benefícios: “os pais passam a ter uma percepção de uma melhoria significativa da nossa qualidade de gestão. (…) Somos uma escola associativa, então os pais e os professores participam da gestão, e é muito importante que a gente tenha transparência financeira e transparência das informações”.

A transparência e a confiança passada são moedas essenciais para o crescimento institucional. Uma instituição que exala confiança e solidez é, sem dúvidas, o sonho de consumo de pais e responsáveis.

Eu entendo que o investimento que a gente fez no Gennera e SAP Business One já se pagou”, conclui Denis Siqueira. 

Quando se investe em melhorar, seja em infraestrutura, em qualidade educacional ou em gestão, investe-se também na oportunidade de ter vagas disputadas, e não de disputar o preenchimento mínimo de turmas com a concorrência.

 

Faça como a EWRS e seja referência!

“Com a solução SAP B1, em parceria com o Academic One da Gennera, nós entendemos que a gente pode ser uma referência para as outras escolas Waldorf no Brasil”

Antes do SAP a integração da Rudolf Steiner era fragilizada, e isso tomava tempo da equipe e da administração, além de comprometer a credibilidade dos dados e a qualidade das tomadas de decisão.

Ao escolherem o Gennera Academic One, optaram também por credibilidade, integração total, agilidade e confiabilidade. Além disso, a usabilidade e foco na boa experiência do usuário foram pontos cruciais, uma vez que a solução da Gennera é envelopada em uma plataforma amigável e de operação simples.

O resultado, em pouco tempo, foi visível: os pais percebem a melhoria na qualidade da gestão, através da transparência financeira e organizacional.

A Gennera busca sempre a excelência na solução que oferece. Com mais de 350 clientes em todo o Brasil, trabalhamos não apenas para entregar um software ou uma plataforma: nós melhoramos a sua instituição através dos processos, treinamentos e boas práticas decorrentes do uso do nosso ERP.

E é por isso que somos parceiros de grandes e renomadas companhias educacionais, como a Escola Waldorf Rudolf Steiner. 

Quem busca o melhor, busca Gennera.

Converse com um dos nossos consultores e descubra de quantas formas a Gennera pode transformar sua instituição de ensino!

Quero saber mais sobre o Gennera

Sobre Blog Gennera

A Gennera tem mais de 15 anos de experiência no desenvolvimento de soluções acadêmicas e financeiras destinadas exclusivamente ao ecossistema de educação, sendo pioneira e líder nas plataformas de gestão educacional online (cloud computing).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.