Estratégias de Marketing Digital para captação de alunos

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Com o aumento no número de Instituições de Ensino Infantil, Fundamental, Médio e Superior, as estratégias de captação de alunos precisam ser, a cada dia, mais refinadas e certeiras.

O Marketing passou de um setor de apoio para um setor estratégico: a saúde financeira da IE depende substancialmente do trabalho executado para atrair o aluno e convencê-lo a se matricular. Ainda, mesmo para reter esse aluno, estratégias de endomarketing precisam ser usadas.

Nos últimos 10 anos a forma de fazer propaganda mudou muito, especialmente quando falamos do lugar onde devem ser veiculadas as propagandas. Sai um pouco de cena a produção massiva de outdoors e os grandes investimentos em comerciais de TV, e entra a inteligência dos algoritmos das redes sociais e mecanismos de busca.

Nesse artigo, vamos falar sobre como sua instituição de ensino pode aprimorar as campanhas de captação usando o Marketing Digital, e quais são os profissionais e ferramentas necessários para isso.

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Foco no Marketing de Conteúdo!

Conteúdo de valor é a única propaganda que o cliente pede para ver mais! Quer atrair a atenção do seu potencial comprador? Entregue gratuitamente para ele ferramentas úteis em uma linguagem simples!

E como fazer isso, de uma forma realmente útil e lucrativa?

a) Tenha redes sociais interessantes

LinkedIn, instagram e Facebook ocupam o tempo da maioria das pessoas nos dias de hoje, tanto de alunos quanto dos seus responsáveis. Suas redes sociais devem oferecer conteúdo de valor, mas também devem falar sobre sua instituição. Quem ela é? Como é a infraestrutura? Em que acredita? Tudo isso precisa estar diluído em conteúdo, mas também fácil de achar, seja através de um link ou de um destaque de stories.

b) Gere conteúdo no Google!

Seu site já tem um blog? Se sim, esse blog é alimentado? As pessoas com problemas, ao procurarem soluções, precisam encontrar você!

c)Tenha um canal no YouTube

Que tal os professores da sua instituição darem minicursos gratuitos no seu canal? Com certeza, ao ver a didática oferecida, muitos alunos e responsáveis se sentirão muito mais atraídos por você que pelo concorrente!

Não abra mão de um site otimizado com SEO

Ter um site é muito importante para construir seu próprio terreno, do seu jeito e com a sua organização. Para melhorar as visualizações do seu site, e em consequência aumentar os clientes, ter um bom ranqueamento nas páginas de pesquisa é essencial. Os pilares do SEO são:

  • Conteúdo de valor;
  • Tecnologia do site, e
  • Relevância, que se constrói, por exemplo, quando o site da sua empresa é mencionado em links de outros sites.

Tráfego Pago

Google, YouTube, Instagram, Facebook, LinkedIn: todas essas plataformas pertencem a empresas, e empresas visam lucro. Quando você patrocina uma publicação, o algoritmo vai fazer de tudo para que ela performe bem, trazendo mais possíveis alunos para a sua instituição.

Monte uma Equipe de Marketing pronta para o digital

A instituição deve ter uma equipe de marketing bem estruturada para conseguir fazer uma campanha para a captação de alunos com sucesso, através de visitas em escolas e empresas, entrevistas com profissionais e outras atividades comumente atribuídas ao setor de Marketing.

No entanto, é indispensável que essa equipe, agora, conte também com outros três profissionais:

  • Designer/Webdesigner;
  • Redator/Copywriter;
  • Gestor de tráfego.

Com as campanhas digitais, a demanda por peças gráficas aumenta consideravelmente. É comum que muitas instituições de ensino contratassem gráficas para fazer outdoors e panfletos, mas a nova realidade exige um volume maior, portanto, um profissional mais acessível.

Também era comum que os próprios gestores e analistas escrevessem alguns textos, para enviar um ou outro e-mail, imprimir uma resma de panfletos ou algum cartaz. Da mesma forma, a nova realidade exige um profissional que tenha disponibilidade para volume de peças, assim como expertise para escrever, desde textos com estratégia de SEO, a peças persuasivas e que levam à captação.

Ainda, o gestor de tráfego é um “entregador de panfletos” on-line. Ele deve ter expertise para trabalhar com MetaAds (Facebook e Instagram), LinkedIn, Youtube e Google. Esse profissional, se contratado sozinho (como fazem muitas instituições) pode não apresentar resultados satisfatórios, uma vez que, na ausência de designer e copywriter, não existe volume e força na mensagem que ajuda a espalhar.

Em uma primeira análise, pode parecer extremamente onerosa a contratação de três profissionais qualificados e com uma missão tão importante. No entanto, é da prática do mercado digital a prestação de serviços, em regime PJ, em todas as profissões citadas.

Isso tanto reduz o gasto com encargos trabalhistas quanto permite uma contratação sob demanda, que pode ser intensificada à medida que os resultados aparecem.

Não recomendamos, de forma alguma, que sejam contratados profissionais inexperientes para essas tarefas, visando apenas a redução nos custos. Lembramos que a saúde da instituição depende, em grande parte, do trabalho desses profissionais.

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Otimize o processo de matrícula e converta muito mais!

O processo de matrícula costuma ser burocrático e demorado, fazendo o possível aluno sempre deixar para depois. Nesse tempo, ele pode ser bombardeado com outras ofertas, e decidir pelo concorrente.

Com o módulo Matrícula do Academic One, o processo de matrícula se torna 100% online, e com a possibilidade de ser feito pelo aluno de forma autônoma. Isso, além de aumentar as chances de conversão, otimiza o tempo da equipe da escola ou faculdade.

Quer começar a preparar sua instituição de ensino para muitas conversões no próximo período de matrículas? Comece a investir em Marketing e Tecnologia

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