O papel de um software de gestão no processo da matrícula

Tempo de leitura: 5 minutos

A matrícula é um dos momentos mais importantes para qualquer instituição de ensino. Por esta razão, garantir um bom processo de matrícula é um fator decisivo para uma captação eficaz de novos alunos.

 

O período de matrículas pode variar de acordo com o segmento e nível de ensino, sendo o mais comum ocorrer anualmente e , e serve para:

– adquirir novos alunos;

– obter informações sobre a qualidade do ensino;

– calcular a base de faturamento e despesas. 

 

Em cada etapa, é necessário um nível de organização e planejamento diferente.  Nisso, um software de gestão educacional pode e deve auxiliar: não só no momento da matrícula, mas em todo o processo de gestão.

 

Neste artigo, abordaremos como um software de gestão educacional pode auxiliar desde o processo de matrícula até a permanência destes alunos. Veremos também como o Gennera Academic One pode  aumentar a eficiência administrativa e proporcionar uma boa experiência aos seus atuais alunos e novos..

O impacto de uma matrícula bem sucedida

O processo de matrícula pode gerar ansiedade, tanto nos pais e alunos quanto nos gestores.

 

Isso porque os pais e alunos estão inquietos e às vezes inseguros para escolher uma boa instituição, que possa fornecer uma educação de qualidade, com professores qualificados, ensino de qualidade, uma boa estrutura e que se encaixe no seu orçamento financeiro.

 

Por outro lado, os gestores desejam garantir que todos estes atributos sejam encontrados na sua IE. Além da preocupação em confirmar os atributos da IE,  o gestor também se preocupa se todas as informações estão sendo repassadas para os novos alunos, e para isso, precisa contar com a gestão de documentos e arquivos.

 

A matrícula bem-sucedida é a base para o sucesso de qualquer ação acadêmica. Por isso, ter um software educacional, neste momento, é simplificar a vida de todos os membros da IE.

 

Para que o processo de matrícula seja bem conduzido, a instituição deve garantir uma gestão de qualidade: com otimização de todas as etapas e um gerenciamento de dados eficaz.

 

O gestor da instituição deve compreender as ferramentas de matrícula e integração como um dos primeiros contatos com o aluno e, portanto, um importante canal para fortalecer a imagem da IE.

 

A boa gestão do processo de matrícula deve observar aspectos como:

  1. Facilidade da matrícula para o aluno;
  2. Orientação de qualidade para o estudante que está entrando na escola;
  3. Detalhamento de números de matrícula e taxa de alunos que não finalizaram;
  4. Documentos que ainda precisam ser entregues;
  5. Informações sobre o aluno e o curso, que permitam melhorar a gestão financeira escolar e aprimorar a organização geral da instituição.

A importância de ter um software de gestão educacional

Para qualquer instituição de ensino, ter ferramentas especializadas em administrar de maneira eficiente os processos de matrícula é fundamental.

 

O software de gestão educacional pode ser um grande aliado para oferecer atendimento de qualidade: isso porque ele simplifica o trabalho dos funcionários e gestores, ao mesmo tempo que proporciona organização dos dados e rapidez nas respostas.

 

O número de erros diminui, e existe maior satisfação dos pais e alunos.

 

O Gennera Academic One permite que os colaboradores e gestores administrem todo o processo de matrícula, de maneira simples e intuitiva. 

 

Por meio dele é possível reduzir o tempo de organização dos documentos fornecidos pelos alunos, como também melhorar o nível de informações recebidas, e proporcionar aos funcionários ferramentas para otimizar o processo de matrícula.

 

O sistema oferece uma variedade de recursos que ajudam a otimizar – e facilitar – o processo de matrícula.

 

Com o Gennera Academic One, é possível planejar, controlar e monitorar os processos de matrícula com mais eficiência, que por consequência, reduz os erros e o tempo gasto, conferindo papeladas e tarefas burocráticas.

 

A tomada de decisões é estratégica e assertiva.

 

Módulo Matrícula do Gennera Academic One

O nosso sistema possui o módulo matrícula, que permite o aluno ou o pai/responsável fazer a matrícula 100% online. Ter esta opção além de trazer conforto, melhora a experiência do aluno.

 

Por meio do nosso Módulo Matrícula, é possível personalizar a matrícula para cada nível de ensino, desde a mais simples e rápida até a mais complexa e completa, você decide como fará seu processo. Já imaginou ter uma matrícula feita sem nenhuma intervenção manual, da geração do boleto até a sua baixa, da emissão do contrato até sua assinatura, da coleta de documentos até sua validação? 

 

E mais, identificar matrículas que o aluno iniciou o processo mas por algum motivo parou em alguma etapa sem finalizar? 

 

E ainda por cima ter autonomia de realizar a matrícula, como também adicionar informações extras, personalizadas, como:

  • necessidade de transporte escolar
  • documentos médicos
  • dificuldade em alguma disciplina

entre outras.

 

Os benefícios são também para os funcionários, que ganham tempo, já que não terão que organizar documentos. As informações ficam disponíveis em um só lugar.

 

Mas as funcionalidades do nosso software não param por aí. 

 

Oferecemos uma variedade de recursos, como gerenciamento de informações financeiras, processamento de pagamentos, emissão de documentos, boletos e muito mais.

 

Ele foi desenvolvido para fornecer aos gestores informações detalhadas sobre cada processo da instituição. Além disso, o nosso sistema é intuitivo e fácil de usar.

 

Planejar, controlar e monitorar os processos de matrícula com mais eficiência e rapidez é simples com a Gennera.

 

Conclusão

Ao investir em um software de gestão educacional, como o Gennera Academic One, a sua instituição só tem a ganhar!

 

O nosso sistema é completo, integrado e facilita o dia a dia da sua IE.

 

Converse agora mesmo com um dos nossos consultores, e entenda como a Gennera pode te ajudar em todas as etapas do ano letivo.

 

Não perca tempo, nem matrículas: vem ser Gennera!

Sobre Blog Gennera

A Gennera tem mais de 15 anos de experiência no desenvolvimento de soluções acadêmicas e financeiras destinadas exclusivamente ao ecossistema de educação, sendo pioneira e líder nas plataformas de gestão educacional online (cloud computing).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *