Reta final para se adequar ao Novo Ensino Médio: dicas e informações para que sua escola comece 2022 tranquila!

Tempo de leitura: 7 minutos

Aprovada em 2017 com a Lei 13.415, a Reforma do Ensino Médio altera a carga horária mínima, inserindo itinerários formativos específicos, onde o aluno poderá escolher uma formação técnica e/ou profissionalizante, concomitante às atividades já desenvolvidas na escola.

Já discutido há vários anos, o  Novo Ensino Médio é um modelo de aprendizagem por áreas de conhecimento, e para os primeiros anos do ensino médio entra em vigor a partir do ano que vem. 

Em 2018, a BNCC homologou, com base na reforma, uma norma definindo o conjunto de aprendizagens essenciais a serem desenvolvidas com base em conhecimentos, competências e habilidades necessárias ao aluno do ensino médio.

Assim como a BNCC do Ensino Fundamental, a Base Nacional Comum Curricular do Ensino Médio está organizada por Áreas do Conhecimento. A proposta do Novo Ensino Médio insere ainda o itinerário formativo da formação técnica e profissional, e portanto devem ser oferecidos aos alunos:

1) Linguagens e suas Tecnologias;

2) Matemática e suas Tecnologias;

3) Ciências da Natureza e suas Tecnologias, e 

4) Ciências Humanas e Sociais Aplicadas;

5) Formação Técnica e Profissional.

 

De acordo com a BNCC, esses itinerários “deverão ser organizados por meio da oferta de diferentes arranjos curriculares, conforme a relevância para o contexto local e a possibilidade dos sistemas de ensino”.

 

Isso significa que os currículos e as propostas pedagógicas devem garantir as aprendizagens essenciais definidas pela BNCC, mas sem deixar de lado a finalidade do ensino médio, tal como as particularidades de cada região, com suas demandas tanto profissionais quanto sociais.

Vector cartoon back to college concept with cheerful students set. Male female caucasian teenagers standing smiling holding backpack, textbooks. Young men, women in university, education concept.

As instituições de ensino devem implementar as diretrizes da Reforma e da BNCC de forma que as mudanças comecem a acontecer até o início do ano letivo de 2022. Isso gera uma série de pontos de alteração nos processos e nos projetos das escolas, que precisam se preparar com um planejamento eficaz e uma execução eficiente.

 

O final do ano de 2021 é um momento decisivo para o sucesso na transição de modelo e, de acordo com o Ministério da Educação, aprovação e homologação dos referenciais curriculares.

 

As mudanças do Novo Ensino Médio não impactam somente os currículos, mas também a organização das escolas. Para que a transição seja tranquila e segura, nós da Gennera apresentaremos algumas soluções e pontos de atenção.

 

Faça grupos de estudo com os profissionais da Educação

 

Conhecer em detalhes as mudanças e diretrizes é essencial para passar um processo tranquilo de adaptação. Estudar a BNCC, a Lei nº 13.415 e a experiência de instituições que já conseguiram passar pelo processo ajuda muito! Abaixo estão alguns documentos e algumas perguntas que podem ajudar na leitura crítica:

 

Perguntas a responder na Lei nº 13.415

  • Quais as principais alterações? 
  • O que já está sendo feito pelo Estado?
  • O que a escola já fez?
  • Quais são os prazos para fazer o que falta?

 

Perguntas para as Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio

  • O que a base orienta na organização curricular?
  • Quais orientações se aplicam à realidade da escola?
  • Que orientações podem ser posteriormente consideradas para melhorar o processo?

 

Perguntas para a BNCC do Ensino Médio

  • Quais conteúdos são novidades para o Ensino Médio? 
  • Quais os melhores modelos de atividades e práticas para desenvolver as habilidades propostas?
  • Quais habilidades de diferentes áreas de conhecimento podem ser unidas em uma atividade?

 

Perguntas para o Guia de implementação do Novo Ensino Médio:

  • Dentro do cronograma de mudança proposto, o que a escola já fez?
  • O que ainda está pendente, e o que é preciso fazer na escola para cumprir?

 

Perguntas para o currículo do seu estado:

  • Quais as complementações feitas pelo estado em relação à lei e à BNCC?
  • O que falta para atender as recomendações do estado?

 

Estruture e estratifique seu planejamento!

 

Já leu e estudou os documentos com a sua equipe, e respondeu às perguntas que sugerimos? É hora de colocar no papel todas as pendências, organizar por prioridade, complexidade de execução e tipo!

 

Prioridade: anote tudo que deve ser feito primeiro e  coloque em uma matriz como prioridade “alta”. Aquelas pendências que têm um pouco mais de prazo podem ser tarjadas como “média”, e as que são facultativas ou possuem maior prazo de implantação, prioridade “baixa”.

Complexidade: o quão difícil é implementar aquela mudança? Depende de recursos humanos ou financeiros dos quais a instituição não dispõe? Depende apenas de melhoria de processos? É possível implementar em tempo hábil? – Responda a essas perguntas, e classifique a complexidade como alta, média ou baixa.

VALOR VS. COMPLEXIDADE

Tipo: aqui você vai ter clareza principalmente para delegar funções. Dependendo da instituição e do número de setores, você pode adicionar ou retirar grupos à sua lista, mas sugerimos que você separe as pendências por:

  • Ligadas à estrutura física: carteiras, salas, áreas, cantinas;
  • Ligadas aos recursos: softwares, ambiente virtual, internet, computadores;
  • Relacionadas ao corpo docente: expertises, volume, treinamento;
  • Ligadas à gestão: sistemas de gestão, documentação, relações;
  • Pendências administrativas: gestão de fornecedores, pagamentos, matrícula.

 

Após definir e estratificar, é importante atribuir responsabilidades por cada tarefa necessária ao sucesso das mudanças. Um plano de ação é indispensável, e todas as atividades devem estar descritas em um cronograma. A operação precisa contar com reuniões periódicas, a fim de fortalecer a comunicação e trocar experiências.

 

A Gennera pode simplificar sua vida!

 

Grande parte das possíveis mudanças passam por pendências que são, com facilidade e simplicidade, resolvidas pelo Gennera Academic One. Os nossos módulos são integrados, e abrangem todas as necessidades gerenciais da sua instituição de ensino: você não vai precisar de outro controle ou sistema!

 

Os módulos Arquivos, Formulários e Relatórios vão facilitar a geração de nova documentação para os alunos, tanto para cadastro nas disciplinas eletivas quanto para o acompanhamento dos resultados. Essa funcionalidade do Gennera Academic One é importante principalmente porque, com as mudanças, o aluno vai poder optar por cursar disciplinas eletivas em outras instituições, exigindo que o cadastro possa ser feito por disciplina.

 

No Módulo Acadêmico, temos tudo que você precisa para o cadastro de alunos e professores e estruturação de cursos, além de recursos para rotinas educacionais e muito mais. Nosso módulo Financeiro garante eficiência nos recebimentos, cobranças e processos, e ainda possui integração com gateways de pagamento.

 

No módulo Sala de Aula, que é nosso AVA nativo, é possível oferecer atividades via web para os alunos, integradas com os demais processos, e com toda a segurança de um ambiente virtual que é próprio do sistema educacional.

 

A integração com o SAP Business One permite o controle administrativo completo do negócio, organizando as compras, os fornecedores, as entradas e saídas de materiais e demais demandas que possam se tornar preocupação em um momento de mudanças e transições.

 

Além disso, o módulo Matrícula facilita tanto a captação de novos alunos quanto o trâmite de documentos, garantindo agilidade e uma visão completa de onde está o aluno, e em quais disciplinas ele se matriculou. A integração com o Módulo Acadêmico ainda garante o acompanhamento desse aluno, sem desencontro de dados ou problemas de interface.

 

Ainda, com o módulo Biblioteca, a gestão do acervo dos materiais usados para as novas disciplinas será mais simples e melhor: integrado às demais funções do sistema!

 

Seja para a transição de modelo educacional, para melhorias internas, ampliações ou incorporações, é sempre mais simples e prático se for com a Gennera!

 

Temos todas as soluções em um só lugar, e estamos prontos para atender sua instituição de ensino. Entre em contato com um de nossos consultores!

Sobre Blog Gennera

A Gennera tem mais de 15 anos de experiência no desenvolvimento de soluções acadêmicas e financeiras destinadas exclusivamente ao ecossistema de educação, sendo pioneira e líder nas plataformas de gestão educacional online (cloud computing).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *