
Publicado em 13 de fevereiro, 2025
Como a Gennera elevou o nível da Gestão do Colégio Maria Regueira
O Colégio Maria Regueira, com 43 anos de história, enfrentava desafios operacionais com seu antigo sistema de Gestão Escolar. Com…
Ver maisPublicado em 12 de março, 2018
Nos últimos dias, tem se falado muito sobre a Base Nacional Comum Curricular, no entanto, você sabe o que isso significa? Para que as escolas possam funcionar dentro do seu propósito, existe um conjunto de leis e normas que regulamentam e garantem os direitos de todos os cidadãos a ter acesso a um ensino de qualidade.
Neste post, você vai conhecer um pouco mais sobre essas leis e entender melhor como funciona a Base Nacional Comum Curricular que passa a guiar o currículo escolar de todos os alunos do país, e como ela impacta no sistema atual de educação. Confira!
A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira é a legislação do sistema educacional que foi criada para organizar e instituir o ensino nas escolas públicas e privadas de todo o Brasil. A LDB determina os fundamentos da educação e estabelece os deveres do Estado na garantia desse direito básico previsto pela Constituição Federal.
Além disso, essa lei de diretrizes é a responsável por separar em níveis diferentes o ensino nas escolas. Desse modo, temos a educação básica — que inclui toda a educação infantil, o ensino fundamental e o médio — e o ensino superior como processos de ensinar e aprender.
Ademais, a LDB tem como objetivo garantir o acesso à educação aos alunos que possuem necessidades especiais, os cidadãos que não tiveram oportunidade de estudar na idade adequada e as tribos indígenas.
A Base Nacional Comum Curricular é um documento oriundo dos desdobramentos da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira. Ela tem como objetivo orientar tudo o que é ensinado nas escolas públicas e privadas do país e inclui todos os estágios da educação básica. Isso significa que o planejamento escolar da educação infantil, do ensino fundamental e médio de todas as instituições terão os mesmos direitos e objetivos básicos de aprendizagem.
Com a aprovação desse documento, a elaboração do currículo escolar de cada escola vai ser guiada pelas determinações do que deve ser levado para as salas de aula, respeitando as particularidades sociais e regionais de cada uma. Entretanto, os estabelecimentos vão seguir uma linha de conteúdos comum em todos os Estados e também desenvolverão as mesmas habilidades e competências em todos os alunos.
A BNCC promete movimentar o sistema educacional para colocar em prática todas as determinações estabelecidas no documento. Com isso, a equipe escolar e os alunos vão precisar se adaptar às mudanças.
Na prática, as escolas precisam desenvolver competências sociais e emocionais nos alunos. Além disso, por causa da mudança nos currículos escolares, os materiais didáticos vão precisar passar por adequações, bem como a formação inicial e continuada dos professores.
Por isso, vale ressaltar que a Base Nacional Comum Curricular altera a configuração de todo o sistema atual, causando grande impacto em toda a estrutura das instituições — sejam elas nas infraestruturas e formação dos profissionais da educação —, na forma como são feitas as ofertas e distribuição dos cursos e na execução das aulas.
Gostou das informações que trouxemos neste post? Então compartilhe este texto nas suas redes sociais e ajude os seus amigos a ficarem por dentro do assunto!
Trabalhe Conosco?
Vagas abertas
Se você acredita na transformação da educação pela tecnologia, temos convite especial: que tal fazer parte de uma empresa que tem isso como missão?