
Publicado em 29 de abril, 2025
Gennera One: Tudo em um só lugar. Tudo em outro nível.
Inovar está no nosso DNA. Mas agora, nós fomos além. Apresentamos o Gennera One — a plataforma que vai redefinir…
Ver maisPublicado em 16 de janeiro, 2018
No post de hoje, você vai ver como é importante a rotina na educação infantil em diversos aspectos. Vai entender de que maneira funciona essa estratégia educacional para poder aplicá-la na sua escola. Além disso, vai conhecer as vantagens e resultados positivos que ela pode trazer.
Confira, nos próximos tópicos, a forma como o comportamento rotineiro deve ser implementado na gestão educacional. Veja, também, quais valores as crianças vão aprender ao, diariamente, terem práticas voltadas para o seu próprio aprendizado.
Ao usar essa expressão, algumas pessoas pensam que é apenas criar atividades que ocupem o tempo das crianças, enquanto elas estiverem na escola. Só que não é bem assim. A rotina na educação infantil precisa ser planejada estrategicamente para gerar interesse nos alunos. Apenas, assim, será possível transformar essa técnica em resultados satisfatórios.
Na verdade, ela é a aplicação de horários e atividades definidas durante todos os dias da semana em que a criança estiver na escola. No próximo tópico, você vai ver como é definida essa estratégia exatamente. Preste bastante atenção para entender de que forma ela funciona.
Algumas questões são primordiais para manter a disciplina das crianças e transformá-las em adultos responsáveis e sérios. A divisão na escola é feita por horários e eles precisam ser, efetivamente, bem definidos. Veja abaixo um exemplo que você pode usar na sua instituição:
horário de chegada
horário da alimentação
horário da higiene
horário do descanso
horário de saída
horário de aula
horário de brincadeiras e demais exercícios
Ao dividir a rotina nesses aspectos, fica mais fácil pensar nas estratégias que vão ser realizadas. Todos esses horários são fixos, o que difere são as ações feitas dentro do horário de aulas e da hora de brincadeiras. Chegada, alimentação, higiene (escovar os dentes, tomar banho), descanso e saída são atividades-fim, ou seja, não modificam de acordo com os dias da semana.
As vantagens dessas estratégias na educação infantil são várias, de acordo com um artigo científico assinado por educadoras da Universidade Estadual de Londrina. As principais têm a ver, especificamente, com o fato dos estudantes se tornarem adultos mais responsáveis e cientes das suas obrigações e deveres com a sociedade.
Além disso, a rotina organiza a própria instituição, ajuda no planejamento escolar, gera mais segurança para a família das crianças, melhora o relacionamento entre os pequenos e aumenta a confiança e a autonomia do educador.
Todos esses benefícios são vistos de forma imediata e também a longo prazo. Muitos professores, pedagogos e diretores possuem várias histórias de alunos que os visitaram anos após e contaram o quão bom era a disciplina dentro do colégio para que eles se tornassem os seres humanos que são hoje.
Isso é uma realidade, segundo as educadoras. Realmente, a escola tem papel fundamental no crescimento do estudante como cidadão cumpridor dos seus deveres. O cotidiano educacional forma pessoas respeitosas, sem preconceitos, educadas, gratas e felizes.
Gostou deste texto sobre a importância da rotina na educação infantil? Ele conseguiu tirar algumas das suas dúvidas? Se sim, compartilhe-o nas suas redes sociais para que outros educadores tenham a oportunidade de entender um pouco mais a respeito desse assunto.
Trabalhe Conosco?
Vagas abertas
Se você acredita na transformação da educação pela tecnologia, temos convite especial: que tal fazer parte de uma empresa que tem isso como missão?