Sistema escolar conquista colaboradores do Colégio Universo Floripa

Tempo de leitura: 6 minutos

Cada professor tinha uma montanha para chamar de sua: há 15 ou 20 anos, a papelada fazia parte do dia a dia escolar, e era impossível gerenciar uma instituição de ensino sem calhamaços e calhamaços.

Entre os benefícios da revolução digital, para os negócios, talvez a maior vantagem tenha sido a mudança na forma de armazenar e buscar dados, assim como o volume físico desses dados.

No Colégio Universo Floripa (CUF) com certeza não foi diferente.

A Gennera e o CUF evoluíram juntos, rumo a uma prestação de serviço cada vez mais sólida e eficaz, seja diretamente aos alunos e responsáveis, seja de forma indireta, entregando um sistema que facilita a vida de todas as partes.

Nesse artigo, falaremos sobre a importância das parcerias de longo prazo, e como a disposição para melhorias é essencial à boa gestão.

Um pouco da história da Colégio Universo Floripa

Em 1999, duas mulheres que sonhavam em contribuir para a formação das crianças de seu bairro fundaram o Colégio Universo Floripa. Por apresentar uma escola de Educação Infantil diferente e mais humana, sob pedidos da comunidade passou a ofertar também Ensino Fundamental e Médio.

Com 62 colaboradores, o Colégio Universo Floripa tem se reinventado sistematicamente e de forma pioneira na região, por estar sempre buscando avanços tecnológicos e educacionais, a fim de ampliar o desenvolvimento cognitivo, sócio emocional e socioambiental, pensando sempre na formação integral dos alunos.

A grade curricular é viva, e inclui a cada ano novos programas e projetos de excelência, que despertam todo o potencial crítico e emocional do aluno e estimulam seu protagonismo e autonomia de pensamento.

Inovação, adaptação e tecnologia

Toda inovação, no começo, assusta. No Colégio Universo Floripa não foi diferente, em especial quando o Gennera Academic One foi implantado, em 2007. Ainda não acostumados com o uso da tecnologia, que à época era muito menos difundida que hoje, alguns professores e colaboradores foram no começo resistentes.

Mas isso foi só no início. Em pouco tempo, os colaboradores já não abriam mais mão da novidade. Hoje, a escola não quer mais o papel, e entende que isso foi não só uma mudança de processo ou de sistema, mas de mentalidade.

O que aconteceu no Colégio Universo Floripa é o caminho natural de toda melhoria. A maioria das pessoas, por preferir caminhar em uma zona de segurança, começam sempre avessas à mudança, e encaram novas atividades como desnecessárias e demasiadamente demoradas.

À medida que o processo se mostra eficaz, e traz custo-benefício ao trabalho do funcionário, a melhoria passa a ser não apenas aceita, mas defendida e abraçada.

Mas não são só os colaboradores que sentem a diferença ao manusear o sistema. Para a diretora pedagógica, Sinai, a inovação na operação é visível e notória: 

“É como sair de algo totalmente analógico e ir para o digital.” – pontua Sinai – “Foi uma transição difícil no começo. Nossos professores também tiveram dificuldade, hoje isso não acontece mais. O Gennera [Academic One] tem opção de colocar os horários, ele facilita, deixa tudo pronto para o professor, que não precisa preencher manualmente.”

Dia a dia com Gennera

O Gennera [Academic One] é um facilitador., diz Ederalda, gestora do setor Financeiro. “Ali nós fazemos a remessa bancária, o retorno bancário, a negociação com os pais. Antes, nós tínhamos que emitir os boletos. Agora, nosso trabalho é mais rápido e dinâmico.”

O nosso sistema eliminou boa parte do trabalho manual de Ederalda e das pessoas com quem trabalha. O que antes era um amontoado de papéis, com conferência individual e apenas a segurança da atenção do conferidor, agora é um processo feito via sistema, que facilita não só a imputação de dados, mas a conferência, visualização e exportação, seja para um arquivo digital ou impresso.

Ederalda ainda lembra que, além de melhoria operacional e de processos, houve uma mudança que impacta nos valores do colégio: “quando a escola decidiu não utilizar mais boletim de papel, o Gennera [Academic One] estava pronto. Como a Escola Universo tem um viés ambiental muito forte, esse foi um ponto muito positivo.”

E seja para professores, colaboradores ou alunos, a facilidade de ter um sistema completo, simples e com suporte atencioso e eficiente faz toda a diferença. Orgulhosa, Sinai conta que foi auxiliada pelos nossos consultores, via suporte, a criar sua própria “fórmula” de avaliação.

Feliz por ter conseguido criar o modo de avaliação para o primeiro, segundo e quinto ano, Sinai comemora: me senti uma cientista. Fiquei super orgulhosa. O sistema tem o mérito de permitir de um jeito fácil essa flexibilização.”

A confiança de estar com os melhores do mercado

Um dos maiores diferenciais do Gennera Academic One é que o sistema é altamente estável. A mesma plataforma está disponível para todas as escolas e faculdades, e isso garante que a equipe esteja 100% focada em não deixar o sistema cair. Além de minimizar a chance de erros, também garante que melhorias serão entregues, ao mesmo tempo, a toda a rede de clientes.

Além de estável e atualizada, a Gennera se antecipa a uma série de possíveis demandas do cliente. Estamos sempre ligados nas mudanças legais e nas melhorias importantes, o que faz nosso produto ter sempre soluções disponíveis.

Se associado ao backoffice SAP B1, tudo isso ainda ganha integração em tempo real, com segurança de nível internacional para o banco de dados.

Parcerias de confiança geram continuidade

O Colégio Universo Floripa está na nossa terceira geração do sistema, o Educacional 3.0, e planeja esse ano migrar para a quarta e mais atual.

Apresentadas algumas das novas funções, os colaboradores presentes ficaram ainda mais animados, já imaginando o que poderão otimizar. “O Gennera Academic One vai fazer melhorar ainda mais”, comemorou Ederalda, “tudo será automatizado”.

Uma parceria de longo prazo, como a do Colégio Universo Floripa, mostra o quanto uma instituição pode avançar quando alia boas práticas, tecnologia educacional e profissionais comprometidos.

Transformação gera transformação.

Sobre Blog Gennera

A Gennera tem mais de 15 anos de experiência no desenvolvimento de soluções acadêmicas e financeiras destinadas exclusivamente ao ecossistema de educação, sendo pioneira e líder nas plataformas de gestão educacional online (cloud computing).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *