Imagem em destaque

Publicado em 11 de março, 2019

5 vantagens da cobrança por cartão para sua escola

Compartilhar conteúdo

As instituições de ensino estão, atualmente, muito mais engajadas em proporcionar melhores condições de pagamento da mensalidade. Isso porque a inadimplência acaba prejudicando o controle de fluxo de caixa, causando problemas para o orçamento.

Por isso mesmo, diversificar e adotar alternativas pode ajudar a resolver o problema. E entre as principais opções de cobrança, o cartão de débito e crédito destaca-se por oferecer inúmeras vantagens.

Se interessou? Então, continue a leitura e conheça 5 benefícios de utilizar o cartão no pagamento da mensalidade. Confira!

Entenda a importância do cartão no pagamento da mensalidade

É comum que os gestores escolares lidem com atrasos, falhas de débito ou outros problemas relacionados à obrigação financeira do aluno com a instituição. Pois saiba que flexibilizar os meios de pagamento pode ajudar a diminuir o problema da inadimplência e, ainda, melhorar as taxas de conversão das matrículas.

Por muito tempo as mensalidades eram cobradas por meio de boletos, mas hoje em dia está cada vez mais comum encontrar diversas outras modalidades disponíveis. A opção do cartão de crédito, por exemplo, possibilita a quitação ou o parcelamento do valor total de um ano letivo, sem oferecer grandes riscos para as escolas.

Com a modernização e adaptação a novas formas de cobrança, a gestão pode trabalhar com mais eficiência e praticidade. Da mesma maneira, ampliam-se as chances de atração e comprometimento de diversos públicos estudantis — que muitas vezes não conseguiriam arcar com as despesas da mensalidade.

Além disso, agora já está disponível o cartão de crédito com uma taxa fixa em reais (e não percentual) para cobranças de mensalidades escolares. Isso é uma revolução no sistema de pagamentos.

Conheça 5 vantagens de utilizar o cartão como alternativa de cobrança

A utilização de cartões para quitar dívidas é uma das formas mais seguras para a escola e o estudante. Além de eficaz, é assegurado o recebimento do valor combinado e, caso ocorram atrasos, as multas são cobradas diretamente da prestadora do serviço bancário para o cliente. A seguir, listamos 5 vantagens de optar por essa alternativa na sua instituição.

1. Maior liberdade de organização financeira para o aluno

Com a capacidade cada vez maior de atrair alunos de diversos perfis socioeconômicos, as escolas devem buscar ampliar as suas possibilidades de recebimento. Isso gera comprometimento de ambos os lados, tornando possível firmar acordos e combinar descontos em casos de pagamento adiantado.

2. Possibilidade de parcelamento

Os cartões tornam a realidade de parcelamento muito mais favorável, mas os gestores devem prestar atenção em relação às taxas cobradas pelas transações financeiras. Atualmente, existem serviços que oferecem juros menores, colaborando para a retenção das matrículas.

3. Redução dos custos de emissão de boletos

Disseminado entre diversas empresas, os boletos são vantajosos, mas a necessidade de gerar um documento registrado trazem tarifas mais caras para as escolas. Assim, com a aderência ao cartão, esses custos podem ser simplesmente extintos da responsabilidade da gestão.

4. Diminuição de atrasos e inadimplência

É quase impossível sofrer com situações de atraso ou inadimplências recorrentes, uma vez que as prestadoras de serviços bancários prontificam-se a realizar as cobranças e aplicar multas. Ainda, o estudante também adquire segurança ao não prejudicar sua credibilidade diante da instituição.

5. Abordagem ecologicamente correta

Deixar de lado os inúmeros papéis com impressões de boletos mensais é uma prática que demonstra preocupação com os recursos. Com isso, é possível diminuir gastos e manter uma abordagem ecologicamente mais correta do processo organizacional.

É interessante que o setor financeiro das escolas trace estratégias de planejamento cada vez mais diversificadas e simplificadas para o pagamento de mensalidade. Devido à recorrência nas transações, muitas vezes torna-se difícil manter um controle preciso do que entra e sai do caixa. Entretanto, com as nossas dicas, os gestores constatarão as melhorias a curto e longo prazo.

Gostou do conteúdo? Se você deseja manter-se informado sobre o assunto, curta a nossa página no Facebook e receba todas as novidades diretamente no seu feed de notícias. Até a próxima!

Gestão Educacional: Esteja preparado para os desafios

Conteúdos relacionados

Imagem - sistema-de-gestão-escolar

Publicado em 28 de janeiro, 2026

Sistema de Gestão Escolar: O que realmente importa na hora de escolher

Você já passou por isso: fornecedor mostrando dezenas de funcionalidades do sistema de gestão escolar, você anotando tudo, e no final da reunião pensando "mas isso resolve MEU problema?". A verdade é que a maioria das IEs escolhe sistema de gestão escolar do jeito errado. Olham para lista de funcionalidades em vez de olhar para os próprios processos. Este guia não é sobre qual sistema tem mais recursos. É sobre…

Ver mais Imagem ilustrativa
Imagem - software-de-gestao-educacional

Publicado em 20 de janeiro, 2026

 Taxa de retenção de alunos: O KPI mais importante da gestão escolar em 2026

Você sabe quantos alunos perdeu no último ano letivo?, Se a resposta for "mais ou menos" ou "alguns", há um problema sério na gestão da sua instituição de ensino. Em 25 anos desenvolvendo tecnologia para gestão educacional e trabalhando com mais de 1.000 escolas no Brasil, aprendi que existe um indicador capaz  de prever o futuro de qualquer instituição: a taxa de retenção de alunos. Neste Dia Internacional da Educação,…

Ver mais Imagem ilustrativa
Imagem - FEED GENNERA(4)

Publicado em 12 de janeiro, 2026

Como reduzir a inadimplência escolar: guia completo para 2026

A inadimplência escolar é um dos maiores desafios enfrentados por instituições de ensino no Brasil. Com estratégias preventivas, ferramentas adequadas e um sistema de gestão educacional eficiente, é possível reduzir significativamente os índices de inadimplência e garantir a sustentabilidade financeira da sua escola.   1. Entenda as Causas da Inadimplência Antes de implementar soluções, é fundamental compreender as principais razões por trás da inadimplência escolar: Dificuldades financeiras das famílias (principal…

Ver mais Imagem ilustrativa