6 motivos para você substituir a planilha escolar por um software

Tempo de leitura: 4 minutos

A educação é de fundamental importância na constituição da sociedade, e os gestores da área compreendem essa responsabilidade. Por isso, cada vez mais surgem alternativas que ajudam no desenvolvimento do processo educacional. As instituições buscam constantemente o que de melhor é ofertado no mercado. Assim, substituir a planilha escolar por um software garante uma gestão mais eficiente.

A automatização dos processos pode fazer com que a escola se desenvolva ainda mais. Quer descobrir por que você deve substituir a ultrapassada planilha escolar por um software de gestão? Continue a leitura deste texto e tire todas as suas dúvidas.

Esqueça a planilha escolar: invista em um software de gestão

A gestão escolar une todos os procedimentos que visam à melhoria do desenvolvimento educacional de uma instituição. Uma boa gestão deve reunir administração, pedagogia, recursos humanos e comunicação. A escola bem gerida só traz benefícios — para os alunos, para os pais, professores e, consequentemente, para todo o país. Adotar um software pode ser o passo que falta em sua gestão.

1. Economia

Quando todos os procedimentos são feitos em um software de gestão, os custos operacionais são reduzidos. A equipe torna-se mais eficiente e, com isso, todos ganham mais tempo para realizar outras tarefas. O atendimento aos pais e alunos também melhora com as operações padronizadas. E isso pode ser uma vantagem sobre outras escolas.

2. Eficiência

Diminui-se a possibilidade de erros quando os processos são realizados em um sistema informatizado. O software lhe ajuda a enxergar diversos pontos das finanças e da estrutura da organização. A análise de dados que o sistema oferece pode aumentar a eficiência da instituição. Todas as informações ficam centralizadas e são acessadas com mais praticidade.

3. Modernização

A organização de diversos setores da escola é modernizada. A secretaria, por exemplo, pode contar com um sistema padronizado de armazenamento de informações. Assim, todos os dados ficarão controlados e os procedimentos se tornam mais ágeis e dinâmicos. O software pode ajudar a fazer matrículas, rematrículas, controlar a entrega e o arquivamento de documentos e configurar as turmas.

Outros setores também podem ser beneficiados pelo uso do software, como o financeiro. As operações poderão ser registradas e acompanhadas. É possível consultar balanços, visualizar todas as entradas e saídas, controlar bolsas e descontos, emitir boletos, entre outras atividades. Fica claro que o software é a melhor opção para substituir a planilha escolar.

A biblioteca também pode receber uma atenção especial. Todo o material pode ser organizado e cadastrado no sistema automatizado. Assim, fica muito mais fácil gerir o que está disponível ou emprestado e os vencimentos. A localização de cada livro também é controlada no software. O sistema ainda permite a emissão de etiquetas com códigos de barra para agilizar os empréstimos.

4. Praticidade

O software de gestão pode ajudar o corpo docente. Sua equipe de coordenadores e professores merecem todos os recursos disponíveis que estiverem ao alcance da instituição. Trocando a planilha escolar, o sistema de gestão informatizado auxilia na correção das provas, registra as notas automaticamente, gera relatórios sobre as turmas, auxilia nas decisões pedagógicas, disponibiliza conteúdo online e muito mais.

5. Segurança

O sistema controla quem tem acesso aos seus dados. Isso traz mais segurança que informações impressas em papel. Além disso, o software pode enviar uma notificação aos pais sempre que seus filhos entrarem ou saírem da escola, por meio de aplicativo móvel. Com certeza essa atenção com a segurança dos alunos fará com que sua escola se torne referência.

6. Portabilidade

Um aplicativo pode ser o que falta na comunicação com os pais. Todas as atividades que acontecerem na instituição são lançadas no aplicativo para que os pais tenham conhecimento. Além disso, relatórios de notas e frequência dos alunos, conteúdo extracurricular, comunicação com os professores, todos esses canais podem ser abertos por meio do aplicativo.

Ficou claro quanto o software pode lhe auxiliar no controle de informações e no processo de tomada de decisão? Na hora de trocar a planilha escolar por um sistema automatizado, não deixe de escolher uma empresa de confiança, com experiência de mercado. Procure quem oferece suporte, implantação online e treinamento. Opte por um sistema personalizado e adaptado para a sua escola.

Chegou a hora de substituir a antiga planilha escolar por um software! Entre em contato conosco e conheça mais sobre todas as vantagens que oferecemos por aqui.

Sobre Blog Gennera

A Gennera tem mais de 15 anos de experiência no desenvolvimento de soluções acadêmicas e financeiras destinadas exclusivamente ao ecossistema de educação, sendo pioneira e líder nas plataformas de gestão educacional online (cloud computing).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *