Informatização da secretaria escolar: 5 vantagens que você precisa conhecer

Tempo de leitura: 4 minutos

É verdade que, muitas vezes, as pessoas neglicenciam a importância de uma secretaria escolar, mas a partir do momento em que um estudante precisa de algum documento, de marcar uma reunião ou negociar a matrícula, a secretaria tende a se transformar no coração da escola.

No caso de instituições de ensino de grande, médio ou mesmo as de pequeno porte, com séries variadas, a informatização da secretaria é uma necessidade. Além de facilitar a vida da comunidade acadêmica, o uso de softwares específicos acaba por estreitar a relação com os alunos e suas famílias.

Uma gestão escolar eficiente requer a manutenção adequada de 3 setores básicos: financeiro, recursos humanos e materiais.

Para que essa engrenagem funcione, afinal, são muitas demandas, a tecnologia é parte fundamental, tanto na melhora na prestação de serviços, quanto na redução de custos e no aumento da produtividade dos envolvidos.

Abaixo, listamos 5 benefícios de uma secretaria escolar informatizada. Vamos a eles!

1. Monitorar o desempenho de alunos e professores

Ao informatizar a secretaria escolar, um novo mundo se descortina: o formato digital permite o acesso facilitado ao histórico escolar do aluno, seu desempenho em cada disciplina, com o registro das notas, bem como a qualquer problema ou dificuldade que porventura possa ser relatado ao longo de sua trajetória escolar dentro da instituição.

O mesmo pode ocorrer com professores e funcionários. Caso essa pesquisa seja realizada no modelo tradicional, por meio da busca física a esses documentos, horas serão desperdiçadas e muitos armários verificados. Com a implantação de um software apropriado é possível fazer o login e acessar as informações até em tempo real.

2. Elaborar e corrigir as provas de forma automatizada

Além de documentos enviados aos alunos, a secretaria informatizada pode elaborar provas e realizar a correção ao longo do ano por meio de aplicativos que analisam as questões automaticamente, no caso, as de múltipla escolha.

De posse desse material, é possível disponibilizá-lo para outros professores e gestores para que sejam avaliados e reavaliados quanto à sua eficácia frente aos alunos. Por exemplo: um projeto que deu certo entre os estudantes pode ser ampliado no ano posterior. Por outro lado, um trabalho que não teve tanta repercussão pode ser reavaliado ou até mesmo substituído na grade.

3. Armazenar arquivos digitais na nuvem

O armazenamento de documentos é e sempre foi um problema na administração escolar. Com a gestão escolar automatizada, falhas como perda ou extravio de documentos deixam de ocorrer.

O resultado é visível: em um sistema integrado, os fluxos de trabalho são compartilhados sem a necessidade de um controle manual dos processos. Planilhas semestrais e anuais passam a funcionar como uma espécie de calendário escolar e, mesmo havendo a necessidade de solicitar um documento relativamente antigo (do começo do ano), ele é facilmente encontrado, já que o registro de atividades e a geração de documentos são automáticas.

4. Ingressar no processo de matrícula online

Já pensou evitar aquele desgaste de filas intermináveis nos dias da matrícula dos estudantes? E a conferência de documentos? Com a matrícula online findam o preenchimento manual dos vários documentos com as informações dos alunos e o uso de uma equipe para a análise física desse material.

A matrícula digital permite que turmas inteiras sejam cadastradas simultaneamente, otimizando o tempo de ambos os lados — dos alunos e dos funcionários. Com o tempo, a renovação torna-se ainda mais ágil, porque o histórico do estudante passa a ficar armazenado digitalmente. 

5. Atrair os novos e reter os antigos alunos

A partir do controle maior da inadimplência é possível, com a secretaria escolar informatizada, estreitar relações com as famílias e com instituições financeiras, graças ao monitoramento próprio do sistema, que propõe, muitas vezes, soluções para os problemas.

Há ainda o disparo automático dos boletos de cobrança pelos canais mais eficientes para a instituição, atendendo as demandas dos alunos ou pai de alunos.

Como se vê, várias são as vantagens com a informatização da secretaria escolar. Então, gostou do artigo? Que tal se manifestar no nosso post com comentários, dúvidas e críticas? O debate é rico. Participe!

Sobre Blog Gennera

A Gennera tem mais de 15 anos de experiência no desenvolvimento de soluções acadêmicas e financeiras destinadas exclusivamente ao ecossistema de educação, sendo pioneira e líder nas plataformas de gestão educacional online (cloud computing).

1 comentário

  1. ARNALDO LUIZ

    COMO EDUCAR AS CRIANÇAS?

    Jesus, no Sermão Profético, falou de um tempo, que viria, em que tantos seriam os escândalos, ou imoralidades, que até escolhidos ou conhecedores se deixariam arrastar pelos escândalos, DE TANTO VEREM-NO GRASSAR PELA HUMANIDADE. Tempos de ideologias materialistas, de falsas liberdades ou de liberdades que escravizam à ignorância e brutalidade, de falsos ecumenismos ou de garantia dos maquiavélicos divisionismos religiosistas e sectários, e, por fim, a ENGODANTE CONCEITUAÇÃO A RESPEITO DA EDUCAÇÃO DA CRIANÇA… Em cada barranco ideologista, religiosista ou sectário, encontram-se entrincheirados seus respectivos fanáticos, brandindo as armas que julgam ser AS ÚNICAS RESPEITÁVEIS..

    É também de Jesus, que viveu o PERSONAGEM CRISTO EXEMPLO DE CONDUTA, esta sentença imortal: “APARTAI-VOS DO FERMENTO DOS FARISEUS, QUE É A HIPOCRISIA”.

    Sucede que, o fermento dos fariseus, que é a hipocrisia, não permite que os fariseus hipócritas desconfiem do mesmo FERMENTO DOS FARISEUS… Isto é, obriga a cada fariseu, defender seus pretextos engodantes, enquanto acusa de farisaicos os pretextos dos que se encontram no barranco oposto…

    Como fariseus e não fariseus, hipócritas e não hipócritas, todos são filhos de Deus, do Princípio ou Pai Divino, e deverão um dia trilhar o CAMINHO CERTO, e para isso ELE, O SENHOR, já mandou os AVISOS FUNDAMENTAIS, aqui lembramos alguns deles, aqueles que, por CONTEREM E CONSTITUÍREM SÍNTESES DIVINISTAS, falando muito menos, certamente DIRÃO TUDO:

    1 – Criança educada, sem HUMANIDADE EDUCADA, é impossível.

    2 – Humanidade educada, sem Família educada, é impossível

    3 – Família educada, sem Indivíduo educado, é impossível.

    4 – Indivíduo educado é aquele que, como Jesus EXEMPLIFICOU, DÁ DIGNOS FRUTOS PELO EXEMPLO.

    5 – Para HAVER EXEMPLO FUNDAMENTAL, O PRINCÍPIO OU DEUS ENVIOU SUAS TESTEMUNHAS FIÉIS E VERDADEIRAS, ISTO É, A LEI MORAL E O CRISTO MODELO DE COMPORTAMENTO.

    6 – Como tal, o Messias transmissor da Lei Moral, transmitiu a sentença que sintetiza tudo: “E NO PRINCÍPIO, FEZ DEUS A TERRA, O CÉU, E TUDO O QUE ELES CONTÉM”.

    7 – Como tal, o Messias Exemplificador de Comportamento, sentenciou para a eternidade: “AMAI-VOS UNS AOS OUTROS, ASSIM COMO VOS TENHO AMADO”.

    Por causa da podridão farisaica, e de outras muito piores, a Lei Moral e o Cristo Exemplar ainda não podem COMANDAR O ESPETÁCULO EDUCATIVO, DE MODO GERAL E AMPLO, ISTO É, PRIMEIRO EDUCANDO OS ADULTOS, OS QUE DÃO OS PIORES EXEMPLOS, AQUILO QUE AS CRIANÇAS MAIS COSTUMAM OBSERVAR.

    A Lei Moral veio para cada filho de Deus, não para continentes, países, raças, povos, religiões, seitas, etc.

    O Cristo Exemplar foi enviado, pelo Princípio ou Deus, à Humanidade, ao Mundo Inteiro, tal como está registrado em Atos, 1, 1 a 8, e não ao Povo Hebreu, ou qualquer outro, EM PARTICULAR. As DUAS TESTEMUNHAS, FIÉIS E VERDADEIRAS, jamais serão privativas de monopólios humanos, e, portanto, para adultos e para crianças, de todos os níveis, CRISTO NÃO ENDOSSA HIPOCRISIAS, ENSINA A NÃO FINGIR. Na parede frontal, de TODA SALA DE AULAS, haja:

    A – Um quadro, com OS DEZ MANDAMENTOS;

    B – Um quadro, com UM RETRATO DE JESUS.

    E todo educador, ou adulto responsável, comece por dizer, a si mesmo e aos outros, QUE A VERDADEIRA EDUCAÇÃO, COMEÇA E TERMINA NA MORAL E NO AMOR DIVINO.

    Na Moral Divina, porque o homem, sem Moral, torna-se o pior dos animais, aquele que pode pôr a inteligência a serviço do Mal Desse terrível crime a Humanidade está cheia, sob todos os pretextos, inclusive os piores, que são os civilizados…

    No Amor Divino, exemplificado por Jesus, porque o espírito, nos seus primórdios evolutivos, como neste Planeta e nesta Humanidade, sem RENÚNCIA nada consegue. Os grandes INIMIGOS INTERNOS do espírito são: Egoísmo, Orgulho, Vaidade.

    Quem fala em EDUCAÇÃO, deve acima de tudo lembrar três fatores: Cultura Geral, Moral, Amor. Confundir entre Moral, Ciência, Arte, Filosofia, Técnica, etc., é próprio de espíritos retardados ou fanatizados quaisquer, isto é, gente que tem interesse em algum mistifório humano, sob pretextos quaisquer.

    Todo CONHECIMENTO HUMANO deve começar pelo estudo do PRIMEIRO MANDAMENTO DA LEI DE DEUS, porque se refere ao PRINCÍPIO ÚNICO, ORIGEM ÚNICA, SUSTENTAÇÃO E DESTINAÇÃO, POR MEIO DE LEIS ETERNAS, PERFEITAS E IMUTÁVEIS. Embora o homem e a Ciência do homem, estejam longe de CONHECER A PROFUNDIDADE INFINITA do Primeiro Mandamento, certo é que Ele fala DO TODO, do qual TODO o homem e a Ciência do homem constituem PARTE E RELAÇÃO.

    É simplesmente repugnante, a ideia de que DEUS SEJA EXTERIOR A TUDO E A TODOS, E QUE O HOMEM SEJA EXTERIOR À ORDEM DIVINA, PONTO DE PARTIDA DA CHAMADA ORDEM NATURAL, DA DITA CRIAÇÃO, QUE REALMENTE É MANIFESTAÇÃO DO MESMO PRINCÍPIO OU DEUS

    Na hora de EDUCAR A CRIANÇA, importa considerar o prejuízo que representa o lastro religiosista, sectário ou lacaio de fanatismos doutrinários fabricados por homens, PORQUE COSTUMAM USAR DEUS COMO PRETEXTO, em função dos interesses de pança, bolso, posições sociais indevidas, orgulhos, vaidades, ciúmes, despotismos, corrupções, depravações, inversões escabrosas Na hora e vez da VIVÊNCIA DA LEI MORAL E DO CRISTO EXEMPLO DE CONDUTA, esses tais descobrem toda sorte de desculpas esfarrapadas, para defender suas imundícias..

    Todo cuidado é pouco, com aqueles que ADULAM A MISERICÓRDIA DIVINA, pensando hipocritamente que, com esse sujo comportamento, hão de PASSAR POR CIMA DA JUSTIÇA DIVINA. Como de tais elementos estão cheios os meios religiosistas e sectários, é necessário todo cuidado, porque o vírus da hipocrisia é tremendamente TRANSMISSÍVEL, podendo encontrar na CRIANÇA toda facilidade de radicação, por dois motivos:

    A – Normal falta de experiência própria;

    B – Normal tendência a dar crédito aos adultos, acreditando que sejam eles, os adultos, acima de ignorâncias e hipocrisias… Pobres crianças!…

    Como as CRIANÇAS DO PRESENTE, são os mesmos ADULTOS DO PASSADO, empanturrados de ignorâncias, erros, mórbidas inclinações, e outros terríveis bichos, nunca será demais lembrar a elas, o quanto seja possível, que fácil é ILUDIR O MUNDO DOS HOMENS, PORÉM NUNCA A JUSTIÇA DIVINA. Cada encarnação é UM NOVO COMPROMISSO para com o DEVER DE PROGREDIR, e tudo isso sob a DIVINA SUPERVISÃO DA JUSTIÇA DIVINA, que jamais consultará adultos ou crianças, PARA FAZER JUSTIÇA.

    A todos, adultos e crianças, lembramos estas três realidades divinistas:

    1 – Vocês podem pensar o que quiserem da Lei de Deus, mas o fato é que o Supremo Documento, expressando a MORAL DIVINA, está acima de encarnações, desencarnações e sujeições à JUSTIÇA DIVINA;

    2 – O Cristo Modelo, que não nasceu de homem e deixou o túmulo vazio, em momento algum precisará do vosso palpite esfarrapado, para SER QUEM É;

    3 – A Lei Moral e o Cristo Modelo SÃO INSTITUIÇÕES DIVINAS, jamais sujeitas a cleros, profissionalismos religiosos, fanatismos sectários, doutrinários, etc

    Portanto, leitor, seja você adulto ou criança, lembre-se da RESPONSABILIDADE INDIVIDUAL, perante a JUSTIÇA DIVINA, e na certeza de que é muito fácil acusar, como é muito difícil DAR DIGNOS FRUTOS PELO EXEMPLO, faça este celestial exercício:

    A – Arranje um bom espelho, se possível de corpo inteiro, e, lembre-se, não precisa ser de cristal… Basta refletir o sujeito que lhe ficar na frente;

    B – Fique na frente, de preferência vestido, com ou sem chapéu, bem alimentado, porque o jejum jamais praticou boas obras, e, PERANTE SI MESMO, FAÇA PELO MENOS AS DUAS PERGUNTAS CAPITAIS, que todo filho do Princípio deve a si mesmo:

    1 – Que espécie de compromissos aceitei eu, antes de reencarnar, em face da Lei de Deus e do Cristo Exemplo de Comportamento?

    2 – Como estou agindo, agora que já estou reencarnado, no uso e gozo dos sentidos espirituais, morais e físicos, contando com apreciáveis fatores ecológicos e mesológicos, educativos e tantos outros?

    3 – No caso de ter que desencarnar imediatamente, ou a longo prazo, como virei a me encontrar, no mundo dos espíritos, já que tanto vivo reclamando dos outros, e pouco ou nada dando aos outros, DE MELHORES EXEMPLOS?

    4 – Sendo que, POR DETERMINAÇÃO DIVINA, cada um é, queira ou não, goste ou não, saiba ou não, JUIZ EM CAUSA PRÓPRIA, não será que é melhor eu mudar de conduta já, antes que o pranto e o ranger de dentes, como Jesus advertiu, VENHA A SE REFESTELAR ÀS MINHAS CUSTAS?!..

    Por via das dúvidas, filho de Deus, adulto ou criança, leia isto o mais depressa possível, porque a HORA APOCALÍPTICA é tremendamente urgente:
    Romanos 1, 22 a 32.
    Apocalipse, capítulo 22

    Porque assim, leitor, você deixará de viver, como infelizmente fez até aqui, em função dos esfarrapados e maquiavélicos palpites religiosistas e sectários, para VIVER COMO DEUS QUER, que é cultivar NAS OBRAS a Lei de Deus e os Exemplos do Cristo Modelo de Conduta. Porque, com a Lei Moral e com o Cristo Exemplar, ninguém será remetido ao pranto e ranger de dentes, quando desencarnar.

    E se quiser, leitor, adulto ou criança, combater frontalmente tuas FALSAS IMPORTÂNCIAS HUMANAS, lembra-te disto:

    A – Não é tua a Terra que te oferece habitação material, comida, bebida, o ar que respiras, etc.

    B – Não é teu o Sol, que te oferece luz, calor e energias.

    C – Não passas de um pobre necessitado, candidato a defunto, e, como espírito sujeito à JUSTIÇA DIVINA, com a qual jamais poderás discutir.

    D – Conclusivamente, leitor, se é tua intenção NEGAR O PRINCÍPIO OU DEUS, FUGIR DA LEI MORAL, DESPREZAR O AMOR EXEMPLAR DO CRISTO, BLASFEMAR CONTRA A REVELAÇÃO, PREJUDICAR A VIDA DO PRÓXIMO, naturalmente poderás fazê-lo, porque Deus te confere o relativo livre-arbítrio.

    E – Entretanto, leitor, lembra-te, nos lugares de pranto e ranger de dentes, e nas dolorosas encarnações, gemem e pranteiam cientistas, artistas, filósofos, padres de todas as arapucas religiosas, fanáticos por homens, livros, médiuns, e tudo porque, EM VIRTUDE DE SUAS FALSAS IMPORTÂNCIAS, deixaram de lado, em SUAS OBRAS SOCIAIS, a Lei Moral e o Cristo Exemplo de Comportamento.

    F – Porque falar e fazer salamaleques hipócritas é muito fácil, e acusar aos outros também, porém VIVER DECENTEMENTE, PERANTE DEUS, É MUITO DIFÍCIL.

    OSVALDO POLIDORO

    UNIÃO DIVINISTA
    http://www.uniaodivinistaorg

    Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *