Tempo de leitura: 6 minutos
Você já parou para pensar em como a tecnologia e a evolução digital ajudam e facilitam processos e demandas da gestão?
A algum tempo atrás, era impossível pensar em resolver qualquer demanda sem se deslocar até o local.
Nas instituições de ensino isso não era diferente: os pais precisavam organizar a agenda para comparecer na IE e ver como estava o progresso do seu filho. Outra alternativa era a direção escolar ligar e agendar uma reunião de comparecimento dos responsáveis.
Hoje, tudo mudou!
A tecnologia veio para facilitar esta comunicação e a simplificação da resolução de demandas.
O digital vem transformando a relação da IE com seu público, dos vestibulares digitais a aulas remotas, e muitos foram os recursos incorporados ao longo dos anos.
Podemos dizer que a pandemia acelerou este processo com escolas, faculdades, centros universitários e universidades: oferecendo aulas remotas, e com toda ou quase toda equipe de colaboradores e gestores trabalhando home office, foi necessário implantar a Gestão Digital nas IE.
A Gestão Digital, além de ter a capacidade de conquistar pais e alunos pela facilidade, vem para trazer avanços administrativos e sistêmicos para as instituições.
Preparamos este artigo para que você possa conhecer as vantagens de ter uma Gestão Digital, e como um sistema de gestão educacional possibilita essa evolução.
Já pensou em como você se esforça e investe para deixar a instituição com o melhor ambiente, equipamentos, laboratórios? Todas as novidades do mercado educacional precisam ser avaliadas e, fazendo sentido, incorporadas. No contexto em que vivemos, a Gestão Digital é a grande potencializadora de tudo isso.
Um sistema de gestão educacional (SGE), é uma ferramenta de gerenciamento de informações direcionada às IE, e se trata de uma solução que automatiza os processos internos de escolas e de instituições do Ensino Superior, facilitando e monitorando o cotidiano acadêmico.
Ele melhora o serviço de atendimento aos estudantes e reduz os custos operacionais, uma vez que substitui os fluxos impressos e manuais para funções automáticas.
Com esse sistema, a emissão e o pagamento de boletos, os agendamentos das aulas, o acompanhamento de notas e as demais consultas passam a ser executadas on-line, por meio de uma plataforma.
Podemos dizer, então, que dentro do SGE ou ERP está o cérebro da IE, pois, todas as informações de alunos, professores e processos estão inseridas nele, e os dados já ficam prontos para serem enviados para análise estratégica.
Para você entender melhor, sabe aquela solicitação de documentos dos pais, alunos ou até mesmo do gestor? Com um sistema de gestão escolar a tarefa é desempenhada em poucos segundos, pois ela já está ali dentro da plataforma pronta para ser emitida.
Nesse contexto, a Gestão Digital é o processo pelo qual os colaboradores e a instituição usam a tecnologia para melhorar as atividades do dia a dia.
Este processo no cotidiano da IE permite automatizar ações operacionais, gerar informações a partir de uma grande quantidade de dados e gerar análises com previsão a partir de tendências.
Estas análises permitem desde a tomada de decisões simples e corriqueiras à análise da saúde financeira, ou até mesmo o aperfeiçoamento da gestão na IE.
Por meio dela é possível melhorar a experiência dos alunos e professores dentro e fora da sala de aula, com uma gestão escolar menos burocrática e trabalhosa.
A inovação percebida gera real valor, criando um verdadeiro diferencial competitivo para as instituições de ensino.
Na prática, todos os membros da IE ganham:
1) Gestores: O ERP educacional está para facilitar o dia a dia dentro da IE!
Através dele, o gestor consegue agilidade na comunicação entre pais e alunos, automação dos processos e a minimização de erros e perdas de informações.
É um sistema completo para você, gestor, não se preocupar em apagar incêndios.
2) Docentes: O ERP está para trazer agilidade e autonomia para os professores. A partir dele, pode-se lançar as notas, metrificar o desempenho dos alunos, lançar presença e falta e analisar como anda a rotina de atividades.
Sabe aqueles relatórios solicitados pela gestão? Através do ERP educacional estes relatórios são mais simples de gerar, o que demanda menos tempo e dor de cabeça.
3) Alunos: neste aspecto o foco é melhorar a cada dia a experiência do aluno, deixando-o ser protagonista do início ao fim, da captação à formatura.
É necessário ter um sistema em que os pais e alunos sejam capazes de acompanhar, de forma fácil e prática, como anda o desempenho nas aulas, notas, frequência, o pagamento das mensalidades, boletos ativos e lembretes para as reuniões.
O objetivo é facilitar ao máximo a experiência do usuário para que ele possa resolver suas demandas onde quer que esteja.
4) Financeiro: este pode ser um dos setores que mais ganha com uma Gestão Digital, sabe por quê?
O gestor pode solicitar relatórios para saber como anda a saúde financeira da IE, despesas, e, principalmente, o índice de inadimplência.
E neste último ponto está o maior desafio de metrificar tudo, pela quantidade de variáveis que envolve todo este processo. Por isso, é importante que as informações estejam disponíveis de forma clara e acessível, permitindo uma visualização sobre o problema e como solucionar.
Normalmente, os fornecedores de sistemas educacionais não fornecem ferramentas específicas para lidar com a inadimplência, deixando o setor financeiro “na mão”.
No Gennera Academic One, além da disponibilização de diferentes formas de pagamento através dos gateways ou direto na tesouraria, estão inclusos os canais de relacionamento, que geram cobranças automáticas via e-mail e SMS, além disso, o pai ou responsável consegue gerar vias de seus boletos, através do próprio sistema.
Você deve ter percebido como a Gestão Digital está interligada com um ERP educacional, e que os dois juntos revolucionam positivamente a IE!
Ter um ERP educacional de qualidade subsidia a tomada de decisões estratégicas, melhorando a curto, médio e longo prazo os resultados da IE.
Através das suas funcionalidades, permite que gestores e equipe pedagógica não fiquem preocupados com os incêndios que possam vir a surgir, pois a solução já está pronta com dados confiáveis.
Na hora de escolher um ERP educacional, pesquise os melhores.
Pense no investimento que você está aplicando na IE, no momento de escolher o Sistema de Gestão Educacional, e escolha uma solução completa: uma que atenda todas as necessidades atuais, e tenha como atender às necessidades futuras.
Não tome a decisão antes de conversar com um dos nossos consultores.