Como melhorar a experiência do aluno

Tempo de leitura: 5 minutos

É o aluno que dá vida à IE.

O gestor educacional é peça fundamental para gerir e deixar tudo em ordem, mas toda a dinâmica da gestão escolar gira em torno do estudante.

Visto isso, o gestor precisa de métodos e ferramentas que o auxiliem a aprimorar a experiência desse agente.

É inegável dizer que a experiência é um fator determinante ao tomar uma decisão de compra.

Na educação isso não é diferente.

Desde o primeiro contato com a IE até o último momento de relacionamento está sendo construída a experiência do aluno, ela está baseada na percepção que o atual ou potencial estudante tem sobre a IE como um todo.

Não é apenas a qualidade do ensino que influencia na decisão final de ingressar, permanecer ou migrar. O aluno desenvolve um relacionamento com a IE, com os professores, gestores, e com as plataformas e demais elementos que compõem o seu processo de ensino.

A experiência positiva passa por vários pontos, e todos eles são uma responsabilidade compartilhada entre todos os colaboradores da IE.

É possível com mudanças simples melhorar a experiência do aluno, por exemplo:

– a cultura organizacional;

– capacitações ligadas ao conteúdo e atendimento;

– alteração na infraestrutura da IE;

– ferramentas utilizadas no dia a dia da instituição.

Mas você já deve ter compreendido a importância de gerar uma boa experiência para o aluno.

Sabendo disso, selecionamos 6 dicas, separadas em 3 categorias para garantir a melhor vivência do aluno na IE.

Infraestrutura educacional

Deve-se levar em consideração alguns aspectos quando falamos de infraestrutura, pois é aqui que serão desenvolvidas as atividades e o ambiente que o estudante passará a maior parte dos seus dias.

Acessibilidade: um ambiente acessível, além de ser um compromisso social democratiza o acesso de todos.

Pensando que ao longo da vida podemos passar por limitações transitórias ou permanentes, investir em rampa, elevador e estrutura preparada para quem tem problemas de mobilidade pode ser decisivo entre o  conseguir ou não participar das aulas.

Espaços de aprendizagem: esse será um espaço para impulsionar o desenvolvimento do aluno.

Estimular a resolução de problemas e iniciativa para criação de projetos.

Conteúdo

O conteúdo sempre  será o destaque, independente da modalidade. Afinal, ele relaciona o objetivo do estudante.

Conteúdo de multimídia: um conteúdo mais leve é capaz de cativar o aluno e estimular a envolver com os estudos.

E aqui fica livre para a utilização de vídeos, mapas mentais, quizzes e conteúdos diversos.

Investir na formação dos professores: aqui vamos além de atualizar sobre os conteúdos ministrados, mas em relação às novas metodologias de ensino, tecnologias e dentre outros temas relevantes para o processo de ensino-aprendizagem. 

Metodologias ativas de ensino: estas tecnologias garantem um ensino mais personalizado e coloca o estudante como protagonista na construção do conhecimento.

O  professor não tem mais o peso de “saber tudo”:aqui, junto aos alunos, eles podem conhecer novas ferramentas e descobrir como aplicar.

Atendimento

 Quando se fala em atendimento já se imagina a recepcionista atendendo e fazendo o redirecionamento, mas a recepção de qualidade é uma missão de todos.

O atendimento precisa ser individualizado, gentil, capaz de buscar soluções para que a pessoa sinta-se amparada e ouvida.

Treine sua equipe: para que o atendimento seja feito com qualidade é necessário investir na formação de todos os colaboradores da IE.

Dessa forma, eles saberão a maneira correta de abordar e conversar com quem os procurar, identificando as principais demandas e a resolução para elas.

Nos setores de atendimento, é importante que tenha um treinamento voltado para a função, com atualizações periódicas e reciclagem.

Para gerar uma experiência agradável para o aluno é necessário que o gestor pense nos pilares da  infraestrutura, conteúdo e atendimento.

E para atingir os objetivos propostos, o gestor precisa do auxílio da tecnologia, com seus métodos e ferramentas.

A tecnologia utilizada diz muito a respeito sobre o investimento que você faz em seus estudantes.

Quando o aluno vê um novo sistema ou nova tecnologia sendo aplicado, ele consegue perceber e fazer uma conexão de validação do investimento, tanto financeiro quanto pessoal.

A tecnologia inova a IE, e não estamos falando apenas de telas bonitas e robôs: estamos falando de facilidade.

A sua IE tem métodos e ferramentas adequadas, capazes de atender às demandas do aluno? 

O seu ERP educacional de fato facilita a vida do seu cliente?

Facilitar a vida do gestor e entregar simplicidade a alunos, professores e responsáveis é a força motriz da Gennera.

Ter um ERP assertivo, completo e definitivo não só facilita o trabalho do dia a dia, como também eleva os níveis de satisfação do cliente final.

A IE que utiliza o Gennera Academic One não depende de várias interfaces: seja nas áreas acadêmica, administrativa ou educacional. 

O aluno que se relaciona com o nosso sistema encontra uniformidade, simplicidade e modernidade.

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Sobre Blog Gennera

A Gennera tem mais de 15 anos de experiência no desenvolvimento de soluções acadêmicas e financeiras destinadas exclusivamente ao ecossistema de educação, sendo pioneira e líder nas plataformas de gestão educacional online (cloud computing).

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