Publicado em 29 de abril, 2025
Gennera One: Tudo em um só lugar. Tudo em outro nível.
Gennera One: Tudo em um só lugar. Tudo em outro nível. Inovar está no nosso DNA. Mas agora, nós fomos…
Ver maisPublicado em 30 de julho, 2018
Ser diretor escolar não é uma tarefa fácil. Esse profissional precisa unir conhecimentos administrativos, pedagógicos e ainda cuidar da educação de toda uma geração de alunos. Além disso, nenhuma instituição alcança o sucesso quando sua equipe não está capacitada. Por isso, essa equipe precisa ser gerida pelo diretor — com bom senso e responsabilidade.
Está em busca de esclarecimentos e quer descobrir como sua escola ainda pode evoluir? Então, continue a leitura deste texto e entenda as atribuições necessárias ao diretor escolar para que uma instituição se desenvolva em equilíbrio.
Toda escola precisa de equilíbrio em sua condução. O diretor é o responsável por tratar com igualdade os pilares administrativo, pedagógico e comunitário. Quando apenas um desses lados é priorizado, a instituição se abala e pode entrar em crise. Visto que a negligência pode ser um dos principais erros da má gestão escolar, veja mais detalhes sobre as funções desse ofício.
Primeiramente, o diretor precisa ser administrador. É preciso conhecer os pontos fracos e fortes da escola e decidir como os recursos financeiros serão empregados. Instalações adequadas, espaços limpos e organizados, objetos em bom estado, tudo isso está sob controle de quem dirige a instituição.
É claro que o diretor não trabalha sozinho, ele é assistido por uma equipe capacitada para cumprir diferentes tarefas, em diferentes níveis. Mas tudo precisa passar pela avaliação atenta do diretor escolar. Além de gerir os recursos financeiros, auxiliado por um departamento especializado no assunto, o diretor também precisa administrar os recursos humanos.
Todo o corpo docente está sob responsabilidade do diretor escolar e a qualidade do ensino oferecido depende disso. A escola precisa cumprir as regras do sistema educacional vigente enquanto toda a equipe trabalha em harmonia. O diretor deve acompanhar de perto o projeto pedagógico e a evolução dos alunos e dos professores.
Quando todos os funcionários trabalham diariamente em prol de um mesmo objetivo, o sucesso pode ser alcançado mais facilmente. E assim deve ser nas escolas. Professores e coordenadores precisam estar conscientes do que deve ser feito para que a qualidade do ensino se mantenha alta. E o diretor é a referência para todos da equipe.
A escola está inserida em uma comunidade — o bairro, por exemplo. E cabe ao diretor fazer com que a instituição faça parte dessa comunidade. Ou seja, uma parcela do ambiente externo também é responsabilidade do diretor escolar. Apoiar projetos, criar eventos e oferecer serviços à comunidade. Tudo isso deve ser incluído no planejamento escolar anualmente.
Há, ainda, os pais, que precisam integrar essa grande comunidade e acompanhar o crescimento de seus filhos. O diretor deve ser para todos — dentro e fora da escola — uma figura de responsabilidade e sabedoria. Afinal, pelas mãos do diretor escolar passam a educação e o desenvolvimento de diversas crianças e adolescentes.
O diretor escolar é referência para todos aqueles inseridos no ambiente de ensino. Esse profissional precisa ser estratégico e ter bom senso, saber se preocupar com os problemas certos e equilibrar administração e pedagogia em todos os seus planos. Essa é a chave para o bom desenvolvimento de uma educação de qualidade.
Gostou do conteúdo deste texto e quer conhecer outras dicas sobre coordenação educacional? Não deixe de ler este artigo sobre gestão de docentes. O sucesso da sua instituição está atrelado à eficiência de sua equipe.
Trabalhe Conosco?
Vagas abertas
Se você acredita na transformação da educação pela tecnologia, temos convite especial: que tal fazer parte de uma empresa que tem isso como missão?