Gestão educacional: o que é e como a tecnologia pode te ajudar?

Tempo de leitura: 7 minutos

Gerir uma instituição de ensino pode não ser uma tarefa fácil.

São tantas tarefas que demandam atenção e cuidado que o gestor pode ficar sobrecarregado, sem saber para qual atividade dará atenção primeiro, ou até mesmo quais não podem ser deixadas para depois, e vão acabar passando despercebidas.

O gestor é peça fundamental para o bom andamento da IE. 

Mas, para toda a engrenagem funcionar a plenos vapores, é necessário ir além: todos os trilhos precisam estar alinhados. Todos os setores precisam estar funcionando de forma eficiente e eficaz. 

Nesse contexto, ferramentas precisam ser usadas para auxiliar no melhor desenvolvimento das tarefas.

A gestão educacional compreende todos os processos de uma IE, podendo ser resumida em uma única palavra: administrar.

Ela articula os princípios que asseguram o processo educacional, pensando na eficácia das metodologias, e estabelece bases para uma coordenação e organização das rotinas administrativas, para que funcionem de forma autônoma.

Para isso ocorrer, é necessário que haja uma descentralização de tarefas, e que todos os setores estejam alinhados para garantir o pleno funcionamento e conhecimento de toda a empresa.

Já no aspecto pedagógico, a gestão educacional influencia muito a metodologia de ensino. É através dela que se entende qual o tipo de gestão escolar da IE isto é,  se será:

  • Privado, significa que as decisões são tomadas pelo board responsável pela organização. O funcionamento é como uma empresa como qualquer outra, algo típico de instituições privadas.
  • Participativo, um conselho formado por diretores, professores e interessados (pais e alunos) toma as decisões.
  • Democrática da educação: está relacionada aos mecanismos legais e institucionais, assim como a coordenação de ações que incentivam a participação social, ou seja, inclui esforços coletivos para a gestão da educação. Portanto, professores, gestores, colaboradores, familiares e alunos dialogam e opinam nas ações e decisões da instituição.

A gestão democrática encontra-se  amparada pela Constituição Federal, e na Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional,  uma vez que promove a qualidade da educação, e também torna a IE um ambiente acolhedor para os estudantes,  por dá voz a eles.

Trata-se de uma gestão descentralizada, que torna instituições de ensino ambientes mais abertos ao diálogo. Isso se reflete inclusive na sala de aula e na visão que os alunos têm da instituição.

Mas a importância da gestão educacional vai muito mais além de transformar e instruir o aluno através da educação: ela se encontra fundamentada em dois pilares:  visão de negócio e objetivos pedagógicos.

O gestor lida com um número considerável de variáveis que não são as mesmas de um empreendimento comum. Há uma preocupação contínua com a melhoria do processo de ensino, e também com a saúde financeira  da organização.

Por isso a importância de todos os setores funcionarem de forma independente, porque assim o gestor pode fazer planejamentos estratégicos,  que irão alavancar o crescimento da IE, ao invés de se ocupar com miudezas do cotidiano, que poderiam ser delegadas ou resolvidas com tecnologia.

Em meios a tantas demandas, é importante não só para o gestor, mas para a IE, ter ferramentas que auxiliem de forma segura a gerar métricas de como está cada setor, a fim de entender e aprimorar seus pontos fortes e fracos. 

Uma das principais é uma gestão moderna e tecnológica, amparada por ERP educacional robusto, que traga ferramentas e simplifique os processos.

Os processos de gestão educacional podem ser muito beneficiados com a utilização da tecnologia, visto que através dela é possível padronizar as atividades da gestão educacional de forma simples e rápida.

Com essa intenção, muitas instituições têm buscado criar seus planejamentos estratégicos.

Por sua vez, esses planos requerem outros instrumentos para acompanhar a sistematização e aplicação das ações, mas também para mensurar e, caso necessário, fazer ajustes na rota.

Logo, a  gestão educacional deve consagrar a tecnologia tanto na área pedagógica quanto administrativa. 

Lançamento de notas, registro de presença, matrícula e outras atividades podem ser otimizadas pela utilização de computadores e programas desenvolvidos especificamente para gestão educacional, além de permitir o acompanhamento em tempo real dos resultados e gerar relatórios com dados relevantes, rapidamente.

Os benefícios de ter um sistema para auxiliar a gerir a IE são vários, uma vez que os processos podem ser facilitados mediante à gestão qualificada, com foco no crescimento e eficiência. 

Isso possibilita análises do desempenho de cada setor, descentralização de atividades e, consequentemente,  reduções das atividades manuais.

Adotar novas plataformas que contenham soluções que otimizam o processo é um investimento, e jamais deve ser visto como um gasto.  ERP de gestão educacional é a principal e mais importante ferramenta para automatizar  e otimizar o trabalho, tanto dos setores administrativo, financeiro como pedagógico.

Ademais, facilita a comunicação entre toda a comunidade acadêmica, dando acesso à vida escolar do aluno, pais ou responsáveis, quando for o caso. 

Isso quer dizer que é possível encontrar soluções que atendam:

–  Ensino Básico: dos primeiros passos educacionais até a saída pelo ensino médio, é possível monitorar toda estrutura da escola;

– Ensino Superior: sistemas educacionais mais complexos que exigem total conformidade para que o plano pedagógico entregue valor de forma contínua;

– Ensino Continuado: instituições que preparam os alunos, como cursinhos e ensino de idiomas, também podem melhorar seu nível de atendimento.

Atualmente é impensável  existir em uma IE acúmulo de papéis e excesso de atividades repetitivas.

Também é impossível pensar em processos sem integração: qualquer melhoria demora a ser sentida por toda organização, afinal há longas lacunas de comunicação e pouquíssima comunicação de processos.

Nesse ponto, a tecnologia se destaca como capacitadora: além de integrar os setores, ela facilita a execução de várias tarefas repetitivas e burocráticas.

Mas você, gestor, provavelmente já se conscientizou de tudo isso.

A grande dúvida que pode surgir é: como escolher o melhor software para auxiliar na gestão educacional da IE?

A resposta pode ser simples: basta entender as necessidades da sua instituição, e comparar a oferta  do fornecedor com as demandas da sua gestão.

Para ajudar você a alinhar os trilhos da sua IE separamos  pontos essenciais que devem ser analisados antes de tomar uma decisão na escolha:

  • identificar as necessidades da IE;
  • analisar as empresas fornecedoras de software,  para isso deve se escolher a que traz soluções completas;
  • se há um suporte eficiente.

Mas antes que você saia dessa página, precisamos te fazer um convite: não contrate um ERP educacional antes de falar com a Gennera.

A Gennera tem a educação como prioridade, e facilita a gestão educacional porque entende que o gestor não  pode viver preocupado em apagar incêndios. 

O ERP da Gennera é  referência no mercado, nossos mais de 500 clientes tiveram suas solicitações atendidas com êxito.

Por meio do Gennera Academic One, é possível o controle dos setores administrativos e financeiros, tendo todas as funções interligadas por um backoffice, que é nativamente e totalmente integrado com o SAP B1. 

Na hora de escolher o sistema de gestão educacional, pense no retorno do investimento que está fazendo, e escolha a solução mais completa, que atenda todas as necessidades atuais, e tenha como atender às necessidades futuras.

Fale com um dos nossos consultores e agende uma apresentação.

Sobre Blog Gennera

A Gennera tem mais de 15 anos de experiência no desenvolvimento de soluções acadêmicas e financeiras destinadas exclusivamente ao ecossistema de educação, sendo pioneira e líder nas plataformas de gestão educacional online (cloud computing).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *