Saiba por que a rotina na educação infantil é tão importante

Tempo de leitura: 3 minutos

No post de hoje, você vai ver como é importante a rotina na educação infantil em diversos aspectos. Vai entender de que maneira funciona essa estratégia educacional para poder aplicá-la na sua escola. Além disso, vai conhecer as vantagens e resultados positivos que ela pode trazer.

Confira, nos próximos tópicos, a forma como o comportamento rotineiro deve ser implementado na gestão educacional. Veja, também, quais valores as crianças vão aprender ao, diariamente, terem práticas voltadas para o seu próprio aprendizado.

O que é a rotina na educação infantil?

Ao usar essa expressão, algumas pessoas pensam que é apenas criar atividades que ocupem o tempo das crianças, enquanto elas estiverem na escola. Só que não é bem assim. A rotina na educação infantil precisa ser planejada estrategicamente para gerar interesse nos alunos. Apenas, assim, será possível transformar essa técnica em resultados satisfatórios.

Na verdade, ela é a aplicação de horários e atividades definidas durante todos os dias da semana em que a criança estiver na escola. No próximo tópico, você vai ver como é definida essa estratégia exatamente. Preste bastante atenção para entender de que forma ela funciona.

Como aplicar na prática?

Algumas questões são primordiais para manter a disciplina das crianças e transformá-las em adultos responsáveis e sérios. A divisão na escola é feita por horários e eles precisam ser, efetivamente, bem definidos. Veja abaixo um exemplo que você pode usar na sua instituição:

  • horário de chegada

  • horário da alimentação

  • horário da higiene

  • horário do descanso

  • horário de saída

  • horário de aula

  • horário de brincadeiras e demais exercícios

Ao dividir a rotina nesses aspectos, fica mais fácil pensar nas estratégias que vão ser realizadas. Todos esses horários são fixos, o que difere são as ações feitas dentro do horário de aulas e da hora de brincadeiras. Chegada, alimentação, higiene (escovar os dentes, tomar banho), descanso e saída são atividades-fim, ou seja, não modificam de acordo com os dias da semana.

Quais são as vantagens?

As vantagens dessas estratégias na educação infantil são várias, de acordo com um artigo científico assinado por educadoras da Universidade Estadual de Londrina. As principais têm a ver, especificamente, com o fato dos estudantes se tornarem adultos mais responsáveis e cientes das suas obrigações e deveres com a sociedade.

Além disso, a rotina organiza a própria instituição, ajuda no planejamento escolar, gera mais segurança para a família das crianças, melhora o relacionamento entre os pequenos e aumenta a confiança e a autonomia do educador.

Todos esses benefícios são vistos de forma imediata e também a longo prazo. Muitos professores, pedagogos e diretores possuem várias histórias de alunos que os visitaram anos após e contaram o quão bom era a disciplina dentro do colégio para que eles se tornassem os seres humanos que são hoje.

Isso é uma realidade, segundo as educadoras. Realmente, a escola tem papel fundamental no crescimento do estudante como cidadão cumpridor dos seus deveres. O cotidiano educacional forma pessoas respeitosas, sem preconceitos, educadas, gratas e felizes.

Gostou deste texto sobre a importância da rotina na educação infantil? Ele conseguiu tirar algumas das suas dúvidas? Se sim, compartilhe-o nas suas redes sociais para que outros educadores tenham a oportunidade de entender um pouco mais a respeito desse assunto.

Sobre Blog Gennera

A Gennera tem mais de 15 anos de experiência no desenvolvimento de soluções acadêmicas e financeiras destinadas exclusivamente ao ecossistema de educação, sendo pioneira e líder nas plataformas de gestão educacional online (cloud computing).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *