Publicado em 29 de abril, 2025
Gennera One: Tudo em um só lugar. Tudo em outro nível.
Gennera One: Tudo em um só lugar. Tudo em outro nível. Inovar está no nosso DNA. Mas agora, nós fomos…
Ver maisPublicado em 20 de julho, 2022
Férias de julho? Só para os alunos.
Para os cooperadores de uma instituição de ensino, julho é o mês de revisar o planejamento anual, a fim de ver quais metas foram cumpridas, quais ainda não foram atingidas e, claro, quais devem ainda ser estabelecidas.
Especialmente no primeiro ano com aulas presenciais pós-pandemia, o segundo semestre é o momento de consolidar o que deu certo, corrigir o que se mostrou insuficiente e se preparar para novos desafios.
Nesse artigo, daremos 5 passos que você pode aplicar durante a sua análise e durante as reuniões de planejamento.
Passo 1: entenda onde você está
É muito importante que o planejamento anual seja resgatado antes de tomar qualquer decisão.
Às vezes a intuição pode nos enganar, fazendo com que pareçamos mais lentos ou mais avançados do que realmente estamos. É necessário conferir não apenas os tópicos do planejamento, mas entender o quanto a busca por um ou outro item está aceso dentro do dia a dia da instituição.
Também é preciso analisar o planejamento anual considerando a temporalidade: nosso senso de urgência pode fazer com que atividades menos prioritárias sejam executadas primeiro, gerando a falsa sensação de meta cumprida, e em consequência lacunas às vezes bem difíceis de reparar.
Passo 2: envolva o máximo possível de pessoas
Ainda não é tarde para rodar pesquisas (desde que sejam enxutas)!
Após entender o quanto do plano está completo e o quanto está em andamento, é hora de descobrir sobre a efetividade das implantações e sobre a existência de novas dores.
A pesquisa pode ser feita através de e-mail, SMS, papel e caneta ou votação: sugerimos que seja enxuta, de no máximo 5 perguntas, e que tenha um campo aberto e facultativo, onde pode ser informado qualquer outro tipo de pendência ou necessidade nova ainda não abordada.
Passo 3: Redesenhe prioridades
O mundo de seis meses atrás não é o mesmo hoje, e isso se aplica também para as instituições de ensino.
Os atos de analisar o planejamento anual e de fazer pesquisas são mais que burocracias: são etapas importantes e que precisam gerar ação.
Com os dados que coletou, seja na sua análise particular ou nas pesquisas e feedbacks, redesenhe as prioridades em conjunto com a equipe gestora e a equipe docente, quando couber.
Mas atenção: as prioridades precisam fazer sentido com o momento da IE. Precisam, ainda, ser tangíveis e previsíveis.
Portanto, para que as prioridades sejam redefinidas, a trajetória para se chegar ao resultado esperado precisa ser mapeável e clara: não adianta definir prioridades de forma aparentemente exímia, mas não conseguir executar o plano.
Nessa etapa também é hora de considerar mudanças legais, sanitárias e institucionais: um exemplo é a obrigatoriedade da máscara, que voltou em alguns locais do Brasil.
Passo 4: Atribua tarefas
Se as pessoas não tiverem clareza de suas responsabilidades, a execução não será assertiva, prejudicando o resultado.
A análise do planejamento, as pesquisas e a priorização não garantem, sozinhas, que o esperado será de fato realizado. Para aumentar a certeza de sucesso, as pessoas envolvidas precisam ser conscientizadas, e se preciso, treinadas.
Marque uma reunião estratégica com os agentes da sua instituição de ensino, de preferência por grupos de atuação, e repasse não só as atividades, mas o motivo de elas serem necessárias, e o impacto da ação nos resultados do todo: é muito importante que os colaboradores entendam porque precisam ajudar!
Passo 5: Controle resultados
Não espere o final do ano para analisar os resultados: é imprescindível que, através do seu ERP educacional, sejam controlados os dados de acordo com a execução das ações.
Isso possibilita correção de rota, novas metas e claro: gera engajamento na equipe.
Seu sistema escolar já te permite gerar relatórios integrados entre os setores?
O Gennera Academic One, com a integração nativa ao SAP B1, permite o cruzamento de dados entre setores para a produção de indicadores e relatórios. Além disso, o sistema é simples de usar, aumentando a adesão e melhorando a imputação.
Planejar o segundo semestre é bem mais simples quando você possui fontes confiáveis para medir os avanços, e tudo isso certamente será usado no próximo planejamento anual.
Que tal usar o mês de julho para uma transformação completa na sua IE?
Converse com um dos nossos consultores e entenda o impacto de um ERP educacional, completo e integrado, tem na hora de planejar, executar e medir!
Trabalhe Conosco?
Vagas abertas
Se você acredita na transformação da educação pela tecnologia, temos convite especial: que tal fazer parte de uma empresa que tem isso como missão?