
Publicado em 29 de abril, 2025
Gennera One: Tudo em um só lugar. Tudo em outro nível.
Inovar está no nosso DNA. Mas agora, nós fomos além. Apresentamos o Gennera One — a plataforma que vai redefinir…
Ver maisPublicado em 20 de agosto, 2018
As metodologias ativas são uma contraposição ao ensino tradicional passivo, ou seja, o tipo de ensino em que o aluno apenas absorve o conhecimento sem, de fato, fazer parte dele ou de sua construção. No ensino tradicional, o conhecimento é transferido do professor para o aluno, enquanto no ensino ativo as coisas acontecem de maneiras diferentes.
Uma educação ativa pressupõe que o aluno seja o construtor do seu próprio conhecimento e ele participa ativamente desse momento. Nessa modalidade, o aluno desenvolve suas capacidades de análise, crítica e a imaginação, que é direcionada a organizar e compreender o próprio mundo em que o aluno está inserido.
Sendo assim, as metodologias ativas estão em alta e de acordo com o momento em que vivemos. Muito se fala em análise do entorno, em conhecer o próprio mundo, e essa forma de ensino permite isso. O professor não é absoluto dentro da sala de aula, assim como se encorajam as dúvidas. Ficou interessado nesse assunto? Então, continue a leitura e saiba mais sobre as formas possíveis de aplicação das metodologias ativas.
Nesse tipo de situação de aprendizagem, o aluno é colocado frente a problemas práticos que ele deve resolver. O aluno é incentivado a utilizar as ferramentas disponíveis, a tecnologia e seu raciocínio lógico para dar uma resposta satisfatória ao problema proposto.
Esse tipo de abordagem é interessante porque faz com que o indivíduo colabore com outras pessoas, desenvolvendo, assim, as suas relações interpessoais. Além disso, o raciocínio lógico e a imaginação são ativados e colocados para trabalhar.
Essa abordagem propõe uma interação maior com outras pessoas. Vivemos em sociedade e nossa sobrevivência enquanto espécie depende de nossas relações interpessoais. Sendo assim, uma aula que privilegie a conexão do indivíduo com seus pares é uma aula interessante.
Com a formação de equipes o aluno aprende a liderar, assim como a trabalhar em equipe por um resultado comum. Além disso, o aluno desenvolve melhor suas habilidades para sobreviver em sociedade e isso é importante, afinal, crianças que crescem isoladas podem contar com alguns pequenos problemas de ajustamento a novos ambientes.
Nos estudos de caso, o aluno aprende a conhecer situações do mundo real, ou seja, de coisas e situações comuns encontradas em casa, em sua família, em seus conhecidos e debatê-las e compreendê-las pelo que elas são: um problema a ser solucionado da melhor maneira possível.
Dessa forma, os laboratórios da escola são locais de grande interesse no desenvolvimento pessoal do aluno. Nesses locais apropriados ao desenvolvimento pessoal e intelectual do aluno, ele poderá se conectar melhor ao que constitui a realidade.
Uma educação diferenciada faz com que os alunos se sintam mais instigados a buscar pelo conhecimento. Um aluno apático, sem interesse faz com que os números de evasão escolar aumentem. Focar no ensino tradicional e engessado e deixar de lado as metodologias ativas e mais recentes é negar o andar dos anos, é ignorar a mudança que existe e está presente entre nós.
E então, o que você achou das informações sobre metodologias ativas que trouxemos neste texto? Se você tem interesse em continuar lendo conteúdos como este, siga-nos em nossas redes sociais e acompanhe mais de perto tudo que compartilhamos por aqui. Estamos presentes no Facebook, Twitter, Google+, LinkedIn e YouTube.
Trabalhe Conosco?
Vagas abertas
Se você acredita na transformação da educação pela tecnologia, temos convite especial: que tal fazer parte de uma empresa que tem isso como missão?