Estratégias de Gestão Pedagógica para se diferenciar no mercado

Tempo de leitura: 5 minutos

Seja no trabalho ou na vida, para qualquer coisa onde queremos nos diferenciar, é preciso aprender constantemente, dispor de ferramentas estratégicas e claro: estar disposto a inovar.

A Gestão Pedagógica é o coração do bom desempenho educativo da gestão escolar.

Gestão Pedagógica não é a mesma coisa de Gestão Administrativa: enquanto uma tem foco na qualidade do ensino, a outra administra a IE enquanto organização

Responsável pelo planejamento educacional, o Gestor Pedagógico faz muito mais que definir quais serão os métodos educacionais utilizados: é dever dessa função especificar metas, traçar uma rota para cumpri-las e supervisionar a execução das atividades.

Comunicação e planejamento são os pilares de qualquer gestão.

Em um contexto de instituições privadas de ensino, essa comunicação e planejamento precisam levar em conta a diferenciação no mercado, criando um ambiente educacional que seja, além de eficaz, atrativo para gerar matrículas e evitar evasão.

Nesse artigo, falaremos de como uma boa Gestão Pedagógica pode ter papel decisivo nos resultados financeiros de uma instituição de ensino.

Relacionamento com alunos e responsáveis: o melhor caminho para o Marketing de Indicação

Sua gestão é focada em pessoas?

O gestor pedagógico precisa estar atento ao que é dito pelas pessoas que recebem o ensino. E estar atento não significa apenas fazer algumas pesquisas frias, com formulários e questões de múltipla escolha: significa estar presente.

Legalmente falando, o relacionamento entre IE e famílias é obrigatório: a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), e o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA), tratam de deixar claro que não é opcional que haja proximidade. É importante, no entanto, enxergar o disposto na legislação como o mínimo a fazer.

Mais que aparecer e dizer palavras bonitas nas reuniões de pais, é importante ser aberto ao diálogo: a melhor amostra do que está acontecendo na sua IE é o feedback de quem vem até você, seja para elogiar ou criticar.

Ainda, é preciso ter maturidade para não levar as insatisfações para o lado pessoal: um pai ou aluno extremamente insatisfeito pode ser difícil de lidar, mas é um estudo de caso para possíveis melhorias.

Ter proximidade com os receptores do processo educacional gera vendas por indicação.

Uma pesquisa do Nielsen mostra que 92% dos consumidores, em vários países do mundo, confiam totalmente na indicação de um amigo ou familiar, e que essa indicação vale mais que qualquer propaganda!

Já imaginou quantas matrículas você pode gerar por ser próximo dos seus alunos e dos seus responsáveis?

Seja um gestor que inova na Educação

Você está “antenado” às mudanças ao seu redor? Você respeita suas boas ideias, ou as guarda só para si?

Uma boa ideia será executada, por você ou por outro: pela sua IE ou pela concorrência!

Algumas rodas podem ser sim reinventadas, mas nem sempre é preciso reinventar a roda para ser inovador: o simples respeito às mudanças naturais que acontecem no mundo pode te colocar à frente dos demais, e gerar identificação.

Mas cuidado: inovar não significa absorver todas as tendências. 

Essa é uma confusão muito comum, que faz com que as instituições até mesmo traiam seus próprios valores e estilo, em nome de adotar toda e qualquer “novidade”: isso, ao invés de ajudar, acaba atrapalhando, uma vez que interfere na identidade da IE.

Um gestor pedagógico inovador é aquele que traz soluções novas e disruptivas para o contexto onde está inserido. – Mas antes de serem “novas” e “disruptivas”, precisam ser SOLUÇÕES.

Você respeita suas boas ideias?

Planejamento e organização

Mas para inovar, e mesmo para ter um relacionamento tranquilo com as famílias, o básico precisa estar bem feito: o gestor também precisa fazer o… dever de casa.

É de suma importância que a Gestão Pedagógica esteja alinhada à Gestão Administrativa, não deixando faltar direcionamento para o corpo docente ou para os estudantes, e evitando a perda de informações.

Imagine como se planejar e se organizar fosse as bases de um edifício: mesmo que as paredes sejam bonitas, se a base estiver frágil, o restante ruirá.

Por isso, é importante também considerar soluções em tecnologia e processos, que automatizam e simplificam atividades que interligam os dois eixos da gestão educacional.

Uma das ferramentas mais importantes para a gestão é um bom ERP educacional.

Mesmo que as pessoas sejam interessadas e qualificadas, quando se deparam com entraves e excesso de atividades manuais, o processo tende a estagnar.

Garantir que sua IE esteja com o melhor ERP do mercado é, no final das contas, garantir que a Gestão Pedagógica estará focada em melhorias, não em apagar incêndios junto à Gestão Administrativa.

O Gennera Academic One, antes de ser um sistema educacional, é um solucionador de problemas: completo, simples e repleto de facilidades, reduz o tempo da gestão e dos colaboradores frente ao computador realizando atividades maçantes e repetitivas.

Com menos tempo desperdiçado em minúcias, o colaborador pode focar na melhoria da Educação e na possibilidade de simplificar o próprio trabalho!

A Gestão Pedagógica da sua IE ainda está correndo atrás de resolver problemas pontuais, ou está atuando de forma estratégica?

Entre em contato com os nossos consultores e descubra como a Gennera pode ajudar você nessa e em todas as outras demandas!

Sobre Blog Gennera

A Gennera tem mais de 15 anos de experiência no desenvolvimento de soluções acadêmicas e financeiras destinadas exclusivamente ao ecossistema de educação, sendo pioneira e líder nas plataformas de gestão educacional online (cloud computing).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *