Saiba como aplicar metodologias ativas de aprendizagem na sua escola

Tempo de leitura: 3 minutos

As metodologias ativas são uma contraposição ao ensino tradicional passivo, ou seja, o tipo de ensino em que o aluno apenas absorve o conhecimento sem, de fato, fazer parte dele ou de sua construção. No ensino tradicional, o conhecimento é transferido do professor para o aluno, enquanto no ensino ativo as coisas acontecem de maneiras diferentes.

Uma educação ativa pressupõe que o aluno seja o construtor do seu próprio conhecimento e ele participa ativamente desse momento. Nessa modalidade, o aluno desenvolve suas capacidades de análise, crítica e a imaginação, que é direcionada a organizar e compreender o próprio mundo em que o aluno está inserido.

Sendo assim, as metodologias ativas estão em alta e de acordo com o momento em que vivemos. Muito se fala em análise do entorno, em conhecer o próprio mundo, e essa forma de ensino permite isso. O professor não é absoluto dentro da sala de aula, assim como se encorajam as dúvidas. Ficou interessado nesse assunto? Então, continue a leitura e saiba mais sobre as formas possíveis de aplicação das metodologias ativas.

Aprendizagem baseada em problemas

Nesse tipo de situação de aprendizagem, o aluno é colocado frente a problemas práticos que ele deve resolver. O aluno é incentivado a utilizar as ferramentas disponíveis, a tecnologia e seu raciocínio lógico para dar uma resposta satisfatória ao problema proposto.

Esse tipo de abordagem é interessante porque faz com que o indivíduo colabore com outras pessoas, desenvolvendo, assim, as suas relações interpessoais. Além disso, o raciocínio lógico e a imaginação são ativados e colocados para trabalhar.

Formação de equipes

Essa abordagem propõe uma interação maior com outras pessoas. Vivemos em sociedade e nossa sobrevivência enquanto espécie depende de nossas relações interpessoais. Sendo assim, uma aula que privilegie a conexão do indivíduo com seus pares é uma aula interessante.

Com a formação de equipes o aluno aprende a liderar, assim como a trabalhar em equipe por um resultado comum. Além disso, o aluno desenvolve melhor suas habilidades para sobreviver em sociedade e isso é importante, afinal, crianças que crescem isoladas podem contar com alguns pequenos problemas de ajustamento a novos ambientes.

Estudos de caso

Nos estudos de caso, o aluno aprende a conhecer situações do mundo real, ou seja, de coisas e situações comuns encontradas em casa, em sua família, em seus conhecidos e debatê-las e compreendê-las pelo que elas são: um problema a ser solucionado da melhor maneira possível.

Dessa forma, os laboratórios da escola são locais de grande interesse no desenvolvimento pessoal do aluno. Nesses locais apropriados ao desenvolvimento pessoal e intelectual do aluno, ele poderá se conectar melhor ao que constitui a realidade.

Uma educação diferenciada faz com que os alunos se sintam mais instigados a buscar pelo conhecimento. Um aluno apático, sem interesse faz com que os números de evasão escolar aumentem. Focar no ensino tradicional e engessado e deixar de lado as metodologias ativas e mais recentes é negar o andar dos anos, é ignorar a mudança que existe e está presente entre nós.

E então, o que você achou das informações sobre metodologias ativas que trouxemos neste texto? Se você tem interesse em continuar lendo conteúdos como este, siga-nos em nossas redes sociais e acompanhe mais de perto tudo que compartilhamos por aqui. Estamos presentes no Facebook, Twitter, Google+, LinkedIn e YouTube.

Sobre Blog Gennera

A Gennera tem mais de 15 anos de experiência no desenvolvimento de soluções acadêmicas e financeiras destinadas exclusivamente ao ecossistema de educação, sendo pioneira e líder nas plataformas de gestão educacional online (cloud computing).

2 Comentários

  1. Marinalva pereira leite

    Excelente, esta ideia de formação continuada na área de Gestão Escolar. Os temas aqui apresentados para leitura excelentes.é importante também termos video aulas ,chats ,reuniões pedagogicas entre outras para tornar mais ativo o nosso programa de aperfeiçoamento profissional. Parabéns pela ideia..

    Responder
    1. Edvam Ferreira da Silva

      Quero receber essas novas informações sobre a metodologia ativa para melhor desenvolver o meu trabalho como docente

      Responder

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *