Segundo semestre: 05 passos para acabar bem o ano letivo

Tempo de leitura: 4 minutos

Férias de julho? Só para os alunos.

Para os cooperadores de uma instituição de ensino, julho é o mês de revisar o planejamento anual, a fim de ver quais metas foram cumpridas, quais ainda não foram atingidas e, claro, quais devem ainda ser estabelecidas.

Especialmente no primeiro ano com aulas presenciais pós-pandemia, o segundo semestre é o momento de consolidar o que deu certo, corrigir o que se mostrou insuficiente e se preparar para novos desafios.

Nesse artigo, daremos 5 passos que você pode aplicar durante a sua análise e durante as reuniões de planejamento.

Passo 1: entenda onde você está

É muito importante que o planejamento anual seja resgatado antes de tomar qualquer decisão.

Às vezes a intuição pode nos enganar, fazendo com que pareçamos mais lentos ou mais avançados do que realmente estamos. É necessário conferir não apenas os tópicos do planejamento, mas entender o quanto a busca por um ou outro item está aceso dentro do dia a dia da instituição.

Também é preciso analisar o planejamento anual considerando a temporalidade: nosso senso de urgência pode fazer com que atividades menos prioritárias sejam executadas primeiro, gerando a falsa sensação de meta cumprida, e em consequência lacunas às vezes bem difíceis de reparar.

Passo 2: envolva o máximo possível de pessoas

Ainda não é tarde para rodar pesquisas (desde que sejam enxutas)!

Após entender o quanto do plano está completo e o quanto está em andamento, é hora de descobrir sobre a efetividade das implantações e sobre a existência de novas dores.

A pesquisa pode ser feita através de e-mail, SMS, papel e caneta ou votação: sugerimos que seja enxuta, de no máximo 5 perguntas, e que tenha um campo aberto e facultativo, onde pode ser informado qualquer outro tipo de pendência ou necessidade nova ainda não abordada.

Passo 3: Redesenhe prioridades

O mundo de seis meses atrás não é o mesmo hoje, e isso se aplica também para as instituições de ensino.

Os atos de analisar o planejamento anual e de fazer pesquisas são mais que burocracias: são etapas importantes e que precisam gerar ação.

Com os dados que coletou, seja na sua análise particular ou nas pesquisas e feedbacks, redesenhe as prioridades em conjunto com a equipe gestora e a equipe docente, quando couber.

Mas atenção: as prioridades precisam fazer sentido com o momento da IE. Precisam, ainda, ser tangíveis e previsíveis.

Portanto, para que as prioridades sejam redefinidas, a trajetória para se chegar ao resultado esperado precisa ser mapeável e clara: não adianta definir prioridades de forma aparentemente exímia, mas não conseguir executar o plano.

Nessa etapa também é hora de considerar mudanças legais, sanitárias e institucionais: um exemplo é a obrigatoriedade da máscara, que voltou em alguns locais do Brasil.

Passo 4: Atribua tarefas

Se as pessoas não tiverem clareza de suas responsabilidades, a execução não será assertiva, prejudicando o resultado.

A análise do planejamento, as pesquisas e a priorização não garantem, sozinhas, que o esperado será de fato realizado. Para aumentar a certeza de sucesso, as pessoas envolvidas precisam ser conscientizadas, e se preciso, treinadas.

Marque uma reunião estratégica com os agentes da sua instituição de ensino, de preferência por grupos de atuação, e repasse não só as atividades, mas o motivo de elas serem necessárias, e o impacto da ação nos resultados do todo: é muito importante que os colaboradores entendam porque precisam ajudar!

Passo 5: Controle resultados

Não espere o final do ano para analisar os resultados: é imprescindível que, através do seu ERP educacional, sejam controlados os dados de acordo com a execução das ações.

Isso possibilita correção de rota, novas metas e claro: gera engajamento na equipe.

Seu sistema escolar já te permite gerar relatórios integrados entre os setores?

O Gennera Academic One, com a integração nativa ao SAP B1, permite o cruzamento de dados entre setores para a produção de indicadores e relatórios. Além disso, o sistema é simples de usar, aumentando a adesão e melhorando a imputação. 

Planejar o segundo semestre é bem mais simples quando você possui fontes confiáveis para medir os avanços, e tudo isso certamente será usado no próximo planejamento anual.

Que tal usar o mês de julho para uma transformação completa na sua IE?

Converse com um dos nossos consultores e entenda o impacto de um ERP educacional, completo e integrado, tem na hora de planejar, executar e medir!

Sobre Blog Gennera

A Gennera tem mais de 15 anos de experiência no desenvolvimento de soluções acadêmicas e financeiras destinadas exclusivamente ao ecossistema de educação, sendo pioneira e líder nas plataformas de gestão educacional online (cloud computing).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *