Como usar o AVA para potencializar o seu EAD

Tempo de leitura: 9 minutos

Em tempos onde o EAD está presente mesmo em cursos presenciais, um bom Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) é essencial para o bom andamento de uma instituição de ensino. Mas como usar o AVA para potencializar o seu EAD?

Uma plataforma online auxilia na construção do conhecimento dos alunos. Mas é fundamental estar apropriado das informações sobre essa plataforma, seja para usar a que você já possui, ou na hora de contratar uma com mais recursos e ferramentas.

Podemos citar várias plataformas, como o Canvas, o Classroom, e o Moodle, que são bem conhecidos no mercado. Além desses, um que vem se destacando, exatamente por ser o único AVA nativo do Brasil, é o Módulo Sala de Aula, do Gennera Academic One.

Nesse artigo, vamos falar do ambiente virtual de aprendizagem, de forma geral, e apresentar essas características com base no Módulo Sala de Aula, da Gennera.

 

Vantagens de ter um AVA para o seu EAD

  • Flexibilidade: Com a utilização do AVA, os alunos podem acessar os materiais e atividades disponibilizados pelos professores, em qualquer horário e local, sendo também um recurso importante para a metodologia ativa Sala de Aula Invertida.
  • Personalização: Uma plataforma de ensino permite que os alunos avancem, cada um no próprio ritmo. Em algumas plataformas, como no Módulo Sala de Aula, é possível trabalhar com o Ensino Adaptativo, o que faz com que, além do aluno aprender no seu próprio ritmo, as trilhas de aprendizagem sejam diferentes, respeitando a forma da construção do conhecimento de cada aluno.
  • Interação: Um AVA possui vários recursos de interação com os alunos, como fórum, chat e videoconferência, permitindo também uma interação com os outros estudantes e professores, mesmo que estejam em locais diferentes.
  • Acompanhamento: A exemplo do Módulo Sala de Aula, um AVA fornece recursos para que professores e tutores acompanhem o progresso dos estudantes, avaliando seu desempenho durante o curso.
  • Custos: Um AVA reduz alguns custos da instituição, como materiais impressos, deslocamento dos professores etc.

 

Módulo Sala de Aula: conheça o AVA nativo da Gennera

O Módulo Sala de Aula é o único AVA nativo do Brasil. Isso significa que ele é diretamente integrado ao Acadêmico do Sistema de Gestão Educacional (SGE). Abaixo, vamos falar de algumas características de um AVA. Algumas delas são específicas do Módulo Sala de Aula.

 

1) Organização do Material na Plataforma

Na hora de organizar e gerenciar suas atividades, o AVA é um grande aliado para os professores, proporcionando uma melhor experiência, para eles e para seus alunos.

Na plataforma, é possível criar seções e subseções, para que o professor organize seus materiais por encontro/aula. É possível, por exemplo, criar uma seção para a disciplina e, dentro dela, diversas subseções referentes a cada aula, deixando a estrutura clara e simples.

Além disso, a plataforma permite que o professor estipule um tempo determinado para que os recursos fiquem disponíveis para os alunos: uma prova, uma atividade, um teste. O professor decide se essa atividade valerá nota.

Também é possível cadastrar o conteúdo programado e ministrado pelo professor. Isso facilita o preenchimento do diário de classe no Módulo Acadêmico Gennera, pois os dois são integrados, e os dados podem ser facilmente importados para o diário de classe.

Outra funcionalidade importante permite cadastrar o material do semestre inteiro, e decidir em quais datas ficará disponível para os alunos. Isso garante uma programação mais estruturada e organizada, das aulas e atividades, ao longo do período letivo.

Abaixo estão alguns recursos, disponibilizados pela plataforma Sala de Aula, para colocar materiais e criar avaliações:

 

  • Conteúdo: Permite que o professor digite – ou copie e cole – um conteúdo já pronto, incluindo imagens, tabelas e links para aprofundar o conteúdo de forma simples e rápida
  • Vídeos: Suporta a inclusão de vídeos sobre os assuntos tratados pelo professor em sala de aula. Esses vídeos podem ser inseridos em plataformas como YouTube e Vimeo, e depois replicados dentro do AVA, apenas copiando o link.
  • Criação de atividades: Garante que o aluno possa fazer o upload de trabalhos dentro da plataforma, e que os professores tenham acesso para avaliar.
  • Provas ou exercícios: Possibilita a criação de questões discursivas ou somatórias e sua correção, fornecendo um feedback diretamente pela plataforma.
  • Arquivos: Permite que o professor disponibilize arquivos sobre conteúdos de sua disciplina em vários formatos, como PDF, DOC, XLS, entre outros.

 

2) Comunicação

A plataforma também possui recursos de comunicação, como  o grupo de discussão e o envio de avisos.

No Sala de Aula, o fórum é chamado de “Grupo de Discussão”, onde professores e alunos postam mensagens e anexam arquivos. Além disso, os alunos podem curtir as mensagens do professor e de seus colegas.

Através do recurso “Avisos”, é possível enviar uma mensagem individual para um aluno, ou para toda a turma. Na mensagem, é possível incluir um link para determinado material, e escolher se desejamos enviá-lo para os alunos, responsáveis ou ambos. 

O sistema também pode informar se a mensagem foi visualizada ou não. 

 

3) Acompanhamento dos alunos

O Módulo Sala de Aula possui recursos de relatórios e análise de dados, para que professores e administradores monitorem o desempenho dos alunos, e identifiquem áreas que precisam de melhoria.

A plataforma oferece recursos de relatórios personalizáveis, que podem ser editados pela equipe de Tecnologia da Informação da instituição, a fim de atender necessidades específicas.

Além disso, há a função “Calendário”, para visualização simples das datas das provas marcadas.

Também há um “dashboard” na plataforma, que apresenta um gráfico com a média das avaliações realizadas pelos alunos, permitindo ao professor verificar rapidamente o desempenho da turma.

Ainda, existe o recurso para ver conteúdos, atividades e exercícios acessados pelos alunos.

 

4) Correção de Avaliações

Os recursos de correção e avaliação, disponíveis na plataforma Sala de Aula, permitem que o professor tenha um controle mais preciso sobre o desempenho dos alunos, além de fornecer um feedback detalhado e personalizado.

Com a possibilidade de atribuir pesos diferentes para as questões, provas e trabalhos, o professor pode avaliar melhor a participação dos alunos, nas diversas atividades propostas no curso.

 

5) Frequência

A plataforma permite fazer a chamada de frequência diretamente pelo AVA. As presenças e faltas podem ser atribuídas diariamente ou no final do período. Caso o aluno falte, pode justificar a ausência no dia correspondente, e uma mensagem será exibida informando o motivo da falta. Também é possível dar faltas ou presença para todos os alunos em um período específico.

 

6) Plataforma 100% online

O AVA Sala de Aula permite que as interações entre alunos, professores e colaboradores sejam realizadas online. As informações são armazenadas em um Datacenter com a segurança necessária e em conformidade com as normas da Lei Geral de Proteção de Dados.

Assim como todo o ERP da Gennera, o Módulo Sala de Aula está hospedado em servidores AWS: o servidor mais seguro do mundo!

Sua tecnologia faz com que ele “estique” em função dos acessos. O sistema nunca vai travar em função do servidor!

 

7) Integração do AVA com o Sistema Acadêmico

O Sala de Aula é integrado ao Módulo Acadêmico do Gennera Academic One. Por isso, dizemos que ele é um AVA nativo.

Ser nativamente integrado permite uma visão completa e atualizada do desempenho dos alunos, das atividades realizadas em sala de aula e das notas atribuídas pelos professores.

Além disso, a integração garante uma gestão mais ágil e eficiente das matrículas, inscrições em disciplinas, registro de frequência e outras atividades acadêmicas. A integração também proporciona uma melhor comunicação entre os professores e alunos, permitindo o acesso rápido e fácil às informações sobre o curso, como o plano de aula e o calendário acadêmico.

 

E você, já escolheu o seu AVA?

 

Há uma grande diferença entre um AVA nativamente integrado e um ambiente virtual com integração, porém não-nativa. As principais vantagens são o tempo poupado, os erros reduzidos e a maior segurança de dados.

O Gennera Academic One tem a solução completa para instituições de ensino que desejam otimizar suas atividades acadêmicas. Com diversas vantagens, nosso AVA nativo traz uma integração única, eliminando a necessidade de alternar entre diferentes sistemas e reduzindo o tempo gasto com tarefas administrativas.

 

Além disso, a integração permite uma análise mais completa das informações. Com acesso por login único, totalmente online e na nuvem, o sistema também aproveita a rapidez gerada pelos servidores elásticos. E para a disponibilização de materiais em PDF, vídeos e outros recursos, o Gennera Academic One oferece uma solução simples e eficaz para atender as necessidades do projeto proposto no PPC.

Ademais, como o fornecedor é o mesmo para todas as funcionalidades do sistema, inclusive do AVA, o atendimento é mais eficiente e personalizado, além de contar com uma gama de serviços integrados para suporte e manutenção.

Com o Gennera Academic One, as instituições de ensino podem ter acesso a todas essas vantagens de forma simples e eficiente, otimizando suas atividades acadêmicas e proporcionando uma experiência melhor para seus alunos.

Entre em contato com nossos consultores e descubra de quantas formas diferentes podemos ajudar você!

 

>>>AGENDAR DEMONSTRAÇÃO

 

Sobre Blog Gennera

A Gennera tem mais de 15 anos de experiência no desenvolvimento de soluções acadêmicas e financeiras destinadas exclusivamente ao ecossistema de educação, sendo pioneira e líder nas plataformas de gestão educacional online (cloud computing).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *