Vencendo os desafios da gestão educacional

Tempo de leitura: 6 minutos

As instituições de ensino têm passado por mudanças significativas ao longo dos anos. Estas transformações são frutos das constantes mudanças no mercado educacional, como também das novas gerações de estudantes.

Diante disso, a gestão educacional se torna cada vez mais desafiadora, sendo marcada por uma série de desafios, como:

– saúde financeira;

– demissão e admissão de novos colaboradores;

– segurança; e

– implementação de novas metodologias e tecnologias

Estes são apenas alguns dos problemas que o gestor enfrenta no dia a dia. Dessa forma, é necessário não só o gestor, mas todos os colaboradores, procurem encontrar boas soluções e se adaptarem às mudanças de forma eficaz. 

Somente assim, a IE (instituição de ensino) pode trabalhar a pleno vapor.

Desafios complexos, que exigem e requerem um planejamento estratégico, fazem parte da gestão, e para buscar o crescimento e a manutenção da qualidade dos serviços prestados é preciso contar com ferramentas adequadas e pessoas qualificadas.

Mas qual é a importância da Gestão Educacional?

Para que a IE funcione a todo vapor, existem inúmeras demandas e trilhos para serem colocados no lugar.

A gestão educacional é um conjunto de responsabilidades, que garante o pleno funcionamento das instituições de ensino. Ela envolve o alinhamento com as normas federais, estaduais e municipais, e a aplicação de metodologias consideradas adequadas para cada particularidade.

Ou seja:  cada ação tem o intuito de impulsionar e coordenar as diferentes dimensões da competência educacional, aprimorando cada vez mais o ensino.

Assim, os gestores são responsáveis por integrar os diferentes níveis das instituições, identificar as necessidades, acompanhar resultados, incentivar lideranças e tomar decisões que interferem, direta ou indiretamente, na qualidade do ensino oferecido aos alunos.

Por ser algo imprescindível, as melhores práticas de gestão escolar ainda é um assunto que inspira debates, e divide opiniões.

Em muitos casos, os gestores que assumem os cargos de liderança são professores com larga experiência na vida docente, contudo, com inexperiência em gestão.

Por essa razão, talvez, vejam a gestão como algo complexo ou como algo que dá para fazer sem grandes aprofundamentos, apenas atendendo às urgências à medida que surgem.

Mas a boa notícia é que existem inúmeros recursos acessíveis, que podem ajudar na tomada de decisões inovadoras, de modo que você e sua IE a se destaquem no mundo da gestão educacional.

Neste artigo, vamos explorar os desafios enfrentados por gestores educacionais, e explicar como o Gennera Academic One pode ajudar a encontrar soluções para problemas complicados.

Desafios da gestão educacional

A gestão educacional é um desafio diário para muitos profissionais da área. Por isso, é importante que os gestores educacionais tenham conhecimento sobre as principais dificuldades, e como devem lidar com elas. Aqui estão algumas das mais comuns:

  • Gerenciar o crescimento da IE

O aumento do número de alunos significa mais trabalho para o departamento de administração, e mais custos para a escola, como salas e professores.

Uma boa gestão deve ser capaz de lidar com todas essas responsabilidades de maneira eficiente e, ao mesmo tempo, ser capaz de desenvolver um ambiente de aprendizagem de qualidade.

Com o Gennera Academic One, é possível a emissão de relatórios com indicadores do crescimento da IE, como novas matrículas, rematrículas, evasão,  além de especificar os gastos e investimentos.

A obtenção destes dados permite  entender as mudanças, o que precisa ser feito, e os pontos positivos e negativos para estabelecer estratégias eficientes. 

Tudo isso é possível, graças à integração: no momento que uma nova informação é lançada, os dados já se interrelacionam, gerando um banco de dados totalmente rastreável e inviolável.

  • Evasão escolar

Existem muitos motivos que levam o estudante a deixar a instituição, como:

– falta de identificação;

– dificuldade de aprendizagem; e

– problemas financeiros. 

Por  esta razão, é fundamental entender a razão que levou ao abandono, e pensar em soluções para resolver o problema.

Investir em aulas extras ou até mesmo de reforço, divulgar exemplos de alunos que frequentaram a IE e foram bem-sucedidos podem ser estratégias interessantes, aproveitando sempre para ressaltar os diferenciais da instituição.

A fidelização do aluno é um ponto importante, pois a evasão pode ocorrer ao final do ano escolar. Nesse caso, é necessário investir em campanhas para rematrícula que ofereçam descontos ou outros benefícios que motivem os estudantes a permanecerem na instituição.

  • Gerenciamento de recursos

Gerenciar os recursos disponíveis de forma eficiente é um dos maiores desafios dos gestores educacionais.

O processo de gerenciamento de recursos inclui:

  • o controle de orçamentos;
  • o gerenciamento de materiais;
  • as contratações de serviços; e
  • a alocação de recursos de ensino eficaz.

Como toda empresa, uma instituição de ensino precisa ser bem administrada, para que seus processos fluam e os gestores possam tomar decisões mais eficazes sobre o caminho a seguir.

Nesse sentido, é importante acompanhar e otimizar as métricas da sua IE. 

O ERP educacional Gennera consegue agilizar desde a gestão administrativa até a acadêmica: todas as informações são unificadas e integradas em um único sistema, de forma fácil e intuitiva.

  • Avaliação do ensino

Avaliar o ensino é vital para identificar pontos fracos e necessidades de melhorias, para garantir que o ensino se mantenha em um nível acima da média.

Os gestores educacionais precisam avaliar o progresso dos alunos, os materiais didáticos e os resultados dos exames, a fim de entender quais são as áreas que precisam ser aprimoradas e melhoradas.

Somente por meio da avaliação de ensino é possível obter a qualidade desejada e garantir a experiência educacional ao aluno.

Com o objetivo de facilitar e potencializar a comunicação e o aprendizado, o Gennera Academic One possui um AVA nativo. O Módulo Sala de Aula,  permite o acompanhamento mais próximo do cotidiano de cada aluno, isto é, suas notas, frequências e desempenho.

Integração de sistemas: a solução para os desafios da gestão educacional

Além de garantir o desempenho e aplicar boas práticas pedagógicas, as instituições precisam lidar com a gestão financeira, contábil e administrativa. 

Por isso é tão importante ter ferramentas que ajudem na avaliação, monitoramento e implementação das metas estipuladas para cada aluno. Isso garante que as necessidades acadêmicas de cada estudante sejam atendidas para que possam alcançar o sucesso dentro da instituição.

Quando não há integração entre os setores, informações se perdem e ações com pouco resultado são colocadas em prática.

Não há decisões estratégicas, de fato.

O Gennera Academic One vem para resolver a Gestão Educacional.

Ter o Gennera Academic One na sua IE é sinônimo de integração, usabilidade e processos simplificados!

Na hora de escolher um ERP educacional, escolha aquele que vai transformar o dia a dia da sua instituição com simplicidade e robustez

Não contrate um sistema de gestão educacional antes de falar com a Gennera!

Sobre Blog Gennera

A Gennera tem mais de 15 anos de experiência no desenvolvimento de soluções acadêmicas e financeiras destinadas exclusivamente ao ecossistema de educação, sendo pioneira e líder nas plataformas de gestão educacional online (cloud computing).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *