6 minutos Em termos de gestão educacional, o que realmente importa, para uma instituição de ensino (IE), são soluções que aumentem a produtividade sem comprometer a qualidade da educação. Quando se trata de escolher o ERP educacional, as maiores dúvidas são em relação ao custo-benefício das opções.  Muitas empresas oferecem, por exemplo, aplicações e acréscimos que na prática são aproveitadas por poucas IE. Outras, comprometendo o mais importante, incham o sistema com várias funcionalidades, tornando-o lento e complicado. Por fim, existem aquelas que são Continue

5 minutos Você já ouviu falar ou conhece o ensino híbrido? O modelo de ensino tradicional vem sendo criticado há anos por diversos especialistas na área, e isso ficou ainda mais evidente com a pandemia da COVID-19. Novos métodos como as aulas virtuais e o crescimento do Ensino a Distância trouxeram à tona essa necessidade das instituições de ensino inovarem a forma como seus alunos estudam. Por outro lado, estar presente em sala de aula e promover atividades presenciais ainda se faz importante para Continue

5 minutos Com o aumento no número de Instituições de Ensino Infantil, Fundamental, Médio e Superior, as estratégias de captação de alunos precisam ser, a cada dia, mais refinadas e certeiras. O Marketing passou de um setor de apoio para um setor estratégico: a saúde financeira da IE depende substancialmente do trabalho executado para atrair o aluno e convencê-lo a se matricular. Ainda, mesmo para reter esse aluno, estratégias de endomarketing precisam ser usadas. Nos últimos 10 anos a forma de fazer propaganda mudou Continue

6 minutos Um retroprojetor e um mimeógrafo: essa era a tecnologia da maioria das escolas há 20 ou 30 anos. Especialmente com o avanço da internet, esse cenário mudou drasticamente, a ponto de hoje ser impensável que uma instituição de ensino (IE) atue sem acompanhar as novidades tecnológicas. Com as medidas necessárias para conter a COVID-19, o ensino à distância se fortaleceu e, com isso, as IE dependem ainda mais de computadores, softwares, redes e afins. Tendo isso em vista, é indiscutivelmente necessário que Continue

6 minutos Ter processos transparentes não é mais só uma necessidade interna das instituições de ensino: alunos, pais e responsáveis têm a cada dia se interessado mais por saber o que se passa onde estudam. Esse movimento faz com que as instituições de ensino precisem caminhar em direção a um processo mais enxuto e eficiente, possível de ser aberto e compreensível aos clientes. Nesse contexto a Rudolf Steiner, escola pioneira no Brasil com o método Waldorf, precisava não apenas de um sistema de gestão, Continue

8 minutos Vivemos em uma sociedade globalizada e informacional, onde as tecnologias digitais possuem grande influência sobre o ambiente educacional. Educadores e instituições de ensino vêm procurando incorporar essas tecnologias às práticas e rotinas estudantis, buscando metodologias que atendam às necessidades de aprendizagem de indivíduos ambientados em um mundo cada vez mais em rede.  O ensino à distância (EAD) certamente foi o mais beneficiado com a evolução de tecnologias. Acelerada pela pandemia, a aceitação da modalidade é tão mais positiva do que se esperava Continue

9 minutos O avanço da tecnologia tornou tudo mais acessível, mas aumentou a complexidade dos negócios. Hoje, é impensável gerir mesmo uma pequena empresa sem compreender seus dados, e usar informações confiáveis e quantificáveis para tomar decisões. E se a gestão de pequenas empresas depende da análise de dados, certamente as instituições de ensino superior (IES) precisam se preocupar com a Gestão Estratégica. Mas o que quantificar, e por quê? Nesse artigo, separamos 10 indicadores cujo acompanhamento é imprescindível – e citamos ações que Continue

6 minutos Ter, de forma rápida, informações sobre o andamento da Instituição é crucial para gestores de instituições de ensino (IE).  A melhor forma de dispor dessas informações é através de um dashboard, que é um painel onde estão dispostos, de forma visualmente inteligível, representações gráficas dos dados da instituição. A maioria dos indicadores do dashboard virão do sistema de gestão educacional. Por isso, é muito importante que a IES tenha um sistema de gestão bem estruturado, onde os usuários alimentem, de forma correta, Continue

7 minutos Com mais de 90 anos de história, o Instituto Maria Auxiliadora (IMA) de Porto Alegre conta com 5 unidades e mais de 800 alunos, e é uma das escolas da Rede Salesiana Brasil, trazendo consigo o legado pedagógico dos fundadores: São João Bosco e Madre Mazzarello.  Em 2016, o IMA teve o primeiro contato com o Gennera, utilizando no entanto apenas o Módulo Educacional. Em 2019, optou-se por contratar a solução completa do Gennera Academic One, adicionando o SAP B1 em seu Continue

16 minutos Antes de ser um coordenador de curso, o profissional nessa área deve ser um gestor, com perfil analítico e gosto por desafios. Seja para coordenar um ou mais cursos, com uma ou vinte turmas, a visão multilateral, o foco treinado e a capacidade de aprender com os dados são cruciais.   Junto com o NDE (Núcleo Estruturante do curso) e o Colegiado formado pelos professores do curso, coordenar é bem mais que manter a grade curricular atualizada, receber um ou outro aluno Continue