Gestão escolar e as novas tecnologias: quais as principais otimizações?

Tempo de leitura: 4 minutos

Administrar uma instituição de ensino é algo complexo, principalmente se não houver o uso e a união da gestão escolar e as novas tecnologias. Pois, envolve processos como coordenar o planejamento das atividades pedagógicas; gerenciar os dados da escola; atender aos docentes, funcionários, alunos e pais; entre outras tarefas. 

Somado a isso, há o fato de muitas das atividades ainda serem realizadas manualmente, provocando desperdício de tempo, energia e recursos. Por isso, é tão relevante trabalhar com a gestão escolar e as novas tecnologias, para que os processos se tornem mais rápidos e efetivos.

Neste artigo, explicamos quais são as principais aplicações da tecnologias na gestão escolar e os benefícios que elas trazem às instituições que as adotam. Vamos lá?

Conheça as principais otimizações na gestão escolar

Com o uso de um bom sistema de gestão acadêmica e administrativa, as escolas têm seus dados integrados, armazenados e organizados. Assim, conseguem agilizar atividades e economizar tempo. Desse modo, há:

  • eliminação do retrabalho;
  • maior acessibilidade das informações;
  • padronização dos processos da escola;
  • implementação de equipes de alta performance;
  • investimentos contínuos;
  • otimização de recursos.

Entenda os ganhos da gestão escolar com a tecnologia

Com o uso da tecnologia, a unidade de ensino obterá melhores resultados no desenvolvimento de lideranças, na relevância do seu currículo, na participação mais efetiva dos pais dentro do colégio e em muitos outros aspectos. Veja abaixo!

Suporte na tomada de decisão

Para administrar uma escola de maneira eficiente, é imprescindível que seja adotado um software de gestão escolar que integre todos os setores de maneira estratégica. Com isso, poderão ser obtidas informações gerenciais em tempo real por meio de relatórios, planilhas e gráficos. Com essas informações em mãos, é possível tomar decisões de maneira mais rápida e acertada.

Fidelização dos alunos

Estes softwares viabilizam que o relacionamento da escola com pais e alunos seja estreitado, visto que facilitam a comunicação entre as partes. Os estudantes e familiares, inclusive, têm acesso aos testes e relatórios por meio da plataforma. 

Isso faz com que o público considere a instituição atualizada diante dos avanços tecnológicos, gerando maior satisfação e despertando o desejo de manter o vínculo com um ambiente em constante progresso. 

Saiba como utilizar essas otimizações na gestão escolar

Para que uma escola esteja em pleno funcionamento, todas as áreas devem apresentar um bom desempenho. Entenda como um software de gestão pode promover o avanço da instituição de maneira integral!

Gestão escolar pedagógica

Essa frente auxilia na estruturação do plano de aulas, acompanhamento de módulos e gestão dos diários de classe. No mais, mostra-se essencial para a dinâmica das aulas, visto que os professores devem mediar o ensino por meio de novas ferramentas tecnológicas. Assim, podem usar plataformas digitais com videoaulas, atividades e simulados, por exemplo.

Gestão escolar administrativa

Além de elevar a qualidade no ensino e as práticas pedagógicas, os recursos disponíveis na plataforma de gestão escolar assegura a manutenção do espaço físico e do patrimônio. O software permite, ainda, acompanhar leis e diretrizes de ensino, realizar a digitalização do acervo acadêmico e a inserção de novas tecnologias para aprimorar os processos administrativos.

Gestão escolar financeira

Utilize o sistema para realizar o fluxo de caixa, acompanhar a receita e despesa da instituição, controlar a inadimplência e a prestação de contas, garantindo maior transparência para os pais. No mais, o software pode auxiliar no armazenamento e gestão online de arquivos, na captação de novos alunos e manutenção dos matriculados.

Gestão de recursos humanos

Nessa área, a tecnologia ajuda no engajamento dos colaboradores para aplicar o projeto pedagógico e os valores institucionais. Além disso, contribui para os processos de contratação e capacitação dos profissionais. Como resultado, viabiliza maior integração e foco nas metas a serem atingidas.

Como você pôde perceber, aliar a gestão escolar e as novas tecnologias é fundamental para qualquer instituição de ensino. Uma dica é o Academic One, um sistema completo, com módulos integrados e atualização em tempo real. Ele oferece soluções acadêmicas, financeiras e administrativas, otimizando todos os processos do ambiente educacional.

Ficou interessado? Entre em contato conosco e saiba mais sobre a plataforma que revolucionará a gestão da sua instituição!

Sobre Blog Gennera

A Gennera tem mais de 15 anos de experiência no desenvolvimento de soluções acadêmicas e financeiras destinadas exclusivamente ao ecossistema de educação, sendo pioneira e líder nas plataformas de gestão educacional online (cloud computing).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *