Diferenças entre Gestão Educacional e Gestão Escolar

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Sem gestores capacitados e comprometidos, é impossível fazer Educação. – Mas capacidade e comprometimento só podem gerar frutos em um ambiente com processos bem definidos.

Para direcionar a atuação dos líderes, a responsabilidade é dividida em duas grandes áreas: a gestão educacional e a escolar.

Você sabe a diferença?

Neste artigo, explicaremos a diferença de cada uma delas, quais os campos de atuação e a importância da capacitação dos profissionais em cada uma.

Gestão Educacional 

A gestão educacional é um dos campos de gestão governamental, por esta razão ela é coordenada pelo governo e regulamentada pela legislação.

Ela se aplica em instituições públicas e privadas: 

  • do ensino básico, (infantil, fundamental e médio);
  • instituições de ensino superior;
  • escolas técnicas e profissionalizantes;
  • escolas de idiomas;
  • cursos livres;
  • universidades corporativas.

Se fosse para resumir a gestão educacional em uma palavra, essa palavra seria organização

Ela é baseada na organização dos sistemas de ensino federal, estadual e municipal. – Isso porque cada um destes entes possui suas próprias responsabilidades, e a articulação entre estes sistemas determina as normas para o setor e a oferta da educação, tanto no âmbito público quanto privado. 

Acontece um regime de cooperação, isto é, corresponsabilidade. Os três sistemas atuam juntos, mas cada um possui suas prioridades. 

  • Os municípios são responsáveis pela educação no nível infantil e fundamental;
  • Os estados ficam incubidos do ensino médio e atuam em parceria com os municípios na oferta do ensino fundamental;
  • A União é encarregada por organizar o setor educacional como um todo e regular o ensino superior. 

Os outros tipos de ensino são independentes, mas não quer dizer que não são regulamentados por lei ou que são livres.

A gestão educacional de uma instituição de ensino busca instituir um modelo para coordenar e potencializar a sua competência educacional, o que reflete em um ensino de qualidade.

Entretanto, a gestão vai além da sala de aula e envolve a estruturação de processos internos. 

Uma vez que a instituição de ensino se concentra em melhorar a sua gestão educacional, é possível promover o crescimento da marca.

Dessa forma, estabelece base para uma melhor coordenação e organização  das rotinas educacionais e administrativas.

Gestão Escolar

Se a palavra que resume a gestão educacional é organização, por sua vez a gestão escolar é resumida em administração. 

A gestão escolar  é a autonomia, independência das IE  de cuidar das ações que estão sob sua responsabilidade, sendo obrigatório que siga as determinações feitas através da gestão educacional, mas com liberdade para aplicar as metodologias consideradas adequadas para a sua  particularidade.

Gestão escolar, então, compreende-se pela organização da escola, proporcionando condições efetivas para garantir o avanço do processo de ensino-aprendizagem.

 Sendo assim, as ações da IE devem ser pautadas e articuladas em 4 áreas fundamentais, sendo elas: 

Gestão Pedagógica: é a espinha dorsal da instituição. É nesta área que se estabelece as diretrizes do ensino, metodologias e os conteúdos das grades curriculares. É também onde se zela pelo acompanhamento do desenvolvimento dos alunos e professores. 

Gestão Financeira: cuida de todo o orçamento da IE, e trata da inadimplência dos alunos.

Gestão de Recursos Humanos:  alinhada à gestão pedagógica, essa área gerencia todo o time que trabalha na instituição, contratando profissionais capacitados e motivando desde os professores a alcançarem a excelência na qualidade das aulas ministradas até à equipe de captação e vendas a matricularem mais alunos.

Gestão Administrativa:  é a junção de todas as áreas, a fim de que o plano pedagógico seja aplicado com qualidade. A gestão precisa estar comprometida, tanto com o processo educacional, quanto com o uso correto dos recursos da instituição, bem como em ajudar na motivação dos alunos e do corpo docente.

Para alcançar o sucesso na gestão da IE , sustentabilidade financeira, qualidade e excelência do ensino aprendizagem, o gestor precisa ter propriedade dos dados e informações que dizem respeito à IE.

O gestor precisa observar as particularidades e necessidades de cada setor e, ainda, ter habilidades para gerenciar a instituição como um todo, desde o plano pedagógico às questões financeiras, executando as responsabilidades descritas na Lei de Diretrizes e Bases (LDB).

Por isso, ter soluções que otimizam o processo está longe de ser um gasto: é um investimento.

Dentre esses investimentos, o mais resolutivo e robusto é a escolha de um bom sistema de gestão educacional, que automatize tarefas manuais e otimize os processos, tanto do setor administrativo quanto do pedagógico. 

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No momento que os dados são lançados, logo depois todas as ramificações de dados são atualizadas, gerando relatórios confiáveis no momento posterior ao novo lançamento de dados. 

Além dos relatórios, é possível gerar indicadores já dentro do sistema, de forma simples e intuitiva.

A gestão escolar e educacional é um aspecto fundamental nas instituições de ensino de sucesso, e cuidar bem dos dados é uma parte crucial da gestão.

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