Vencendo os desafios da gestão inovadora

Tempo de leitura: 6 minutos

Aliar liderança forte com paciência e gosto por ordem com inovação, tecnologia e pessoas… Essa é a vida do gestor escolar.

Uma carreira cheia de desafios, que para ser exercida em sua plenitude, precisa ser vivida por alguém que realmente ama a educação e suas nuances. – Por alguém que gosta de desafios.

O conhecimento em Pedagogia é importante, mas não suficiente.

E isso vale para educação infantil, fundamental, ensino médio ou universidade.

O trabalho do gestor escolar não é apenas se assentar em uma cadeira confortável, atrás de uma mesa repleta de papéis: mais do que definir regras, é preciso conhecer o porquê das regras, fazê-las serem cumpridas e claro: ouvir para flexibilizar, substituir ou aumentar a cobrança em cada ponto.

E além de lidar diretamente com os funcionários, o gestor escolar ainda tem uma interface próxima e inerentemente ligada aos alunos, pais e responsáveis, sobre quem também deve exercer gestão.

Com tanta dinamicidade, separamos os cinco maiores desafios do gestor escolar, e vamos dar dicas de como contornar as dificuldades e, de forma leve, alavancar os resultados da sua IE.

Gerir pessoas com graus de hierarquia e maturidade muito diferentes

A Gestão de Pessoas já é um desafio por si só, mas no caso do gestor escolar, isso ainda se torna mais desafiador. 

Engana-se quem pensa que esse profissional precisa apenas direcionar a junta de professores: todos os colaboradores, desde o professor até o “rapaz da informática” e a “tia da cantina” estão sob liderança, direta ou indireta, do gestor escolar.

E como se os funcionários não bastassem, cabe a esse líder também gerir pais, responsáveis e alunos, sendo sempre acionado quando uma situação foge do controle, e precisando se manifestar para que não fujam com frequência.

Com tanta diversidade de liderados, o gestor escolar precisa ter jogo de cintura, mas não apenas isso: é imprescindível que esse profissional domine estratégias de comunicação e comportamento humano, para que suas ações sejam cirúrgicas e eficientes.

Manter a saúde financeira

A maior fonte de renda da maioria das instituições de ensino é o pagamento das mensalidades. – E essas mensalidades podem atrasar, ou mesmo não existir, quando existe evasão.

A gestão financeira de uma IE é complexa, uma vez que não se trata apenas de direcionar recursos: é preciso estar sempre pensando em ações que garantam a previsibilidade de caixa.

Além disso, as contas devem ser feitas já colocando a inadimplência na ponta do lápis: é por isso que a taxa de inadimplência deve ser conhecida, seja para ser administrada ou reduzida com ações diversas.

Para ajudar com essas questões, é ideal ter um parceiro que garanta previsibilidade, e claro: funções no ERP educacional que auxiliem com a minimização da inadimplência, ajudando alunos e responsáveis a ficar em dia com as mensalidades.

Atender às determinações legais e às suas mudanças

O Brasil possui um ministério dedicado apenas à Educação, o MEC. Há vários pontos positivos nisso, mas essa dedicação pode ser uma dor de cabeça para o gestor, visto o número de leis, portarias e recomendações.

Sem contar a enorme quantidade já existente, anualmente novos documentos com valor legal são emitidos, mudando às vezes toda a estrutura e organização da IE, obrigando a mudanças grandes e onerosas.

É importante que, assim que lançada uma nova obrigatoriedade, que a IE comece a se planejar para a adequação: feito de última hora, sempre será mais caro e mais traumático.

Duas das últimas mudanças foram a permissão do ensino híbrido e a criação do Novo Ensino Médio.

É importante também que o fornecedor do ERP educacional se comprometa a atualizações que envolvem requisitos legais, evitando surpresas quando a determinação se tornar obrigatória.

Planejar bem as atividades de diferentes setores

Os diferentes setores da instituição estão interligados e, consequentemente, ligados ao gestor escolar. 

A melhor forma de conscientizar cada funcionário da importância das suas atribuições é mostrando a ele, de forma clara e através de indicadores, como sua atuação impacta no todo.

A forma mais simples e prática de extrair esses dados é através do sistema educacional que, quando possui um banco de dados 100% integrado, consegue gerar relatórios do cruzamento de dados entre setores diferentes e atividades diferentes, como por exemplo a frequência no segundo horário após a troca do fornecedor do restaurante.

Implantar novas tecnologias e garantir o uso

A implantação de tecnologias, especialmente em um conjunto de funcionários mais afins das ciências humanas, costuma sempre ser um desafio.

Seja porque não tiveram aulas suficientes do assunto durante a formação, por falta de prática ou desinteresse em aprender: sempre há resistência quando a atividade envolve computadores e tecnologia.

O segredo é que, quando uma solução é de fato boa, e resolve problemas reais e latentes, a resistência ao uso dura pouco tempo.

Nesse caso, o sucesso está principalmente em escolher bem.

A primeira dica é escolher um sistema simples e intuitivo, que tenha a clareza como premissa. Depois, é importante que o fornecedor ofereça treinamento, e que tenha um suporte que funciona. Também é interessante que o upload e download de arquivos seja rápido, a fim de melhorar a experiência.

Gerir uma instituição de ensino ultrapassa as competências profissionais: é preciso realmente amar o ofício.

O Gennera Academic One foi desenvolvido pensando no gestor, entendendo suas principais dificuldades e oferecendo solução.

Todas as dicas dadas acima, apesar de não termos citado diretamente, são possíveis com o Gennera Academic One. Algumas, como a geração de relatórios integrados, são diferenciais do mercado: somos os únicos a contar com backoffice SAP B1 nativo, o que garante integração completa, confiabilidade e rastreabilidade.

Somos também o único sistema do mercado com AVA nativo: tranquilidade, segurança e facilidade para o seu EAD ou para o ensino híbrido.

Somos, por fim, feitos para realizar o sonho de qualquer gestor escolar/acadêmico.

Converse com um dos nossos consultores e entenda as outras várias formas com as quais vamos encantar você.

Sobre Blog Gennera

A Gennera tem mais de 15 anos de experiência no desenvolvimento de soluções acadêmicas e financeiras destinadas exclusivamente ao ecossistema de educação, sendo pioneira e líder nas plataformas de gestão educacional online (cloud computing).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *