Imagem em destaque

Publicado em 29 de setembro, 2022

Transformação da gestão escolar: caso do Colégio Unificado

Compartilhar conteúdo

O Colégio Unificado tem como visão norteadora ser uma escola diferenciada, reconhecida como de vanguarda, e que garante uma educação de qualidade.

E para promover uma educação de qualidade, por meio de um ensino de fato inovador, recursos precisam ser incorporados à filosofia da educação, sejam esses recursos estruturais, tecnológicos ou de capital humano.

Nesse artigo vamos falar sobre como o Colégio Unificado conheceu a Gennera, e como participamos, ao longo dos últimos 15 anos, da jornada constante do Unificado rumo a uma educação pessoalizada e com foco em inovação.

Um pouco mais sobre o colégio

O Colégio Unificado começou em 1988, com um pré-vestibular em Itajaí, que deu origem ao Ensino Médio no ano seguinte. 

Em 1991 o Unificado foi para o Balneário Camboriú, e em 1994 conquistou Itapema. Em 2000 criamos uma Escola de Campo à qual, diariamente, cerca de 200 alunos do Fundamental vão passar o dia todo.

Em 2007, foi aberta uma unidade de Educação Infantil também em Camboriú, em 2017 uma de Fundamental no São Vicente – Itajaí, e também uma unidade bilíngue em Balneário Camboriú. 

Às vésperas de completar 35 anos de história, a escola tem orgulho de ser acolhedora, com processo pedagógico claro e bem definido, e claro: de nunca parar de inovar.

De uma palestra para a vida toda: o Unificado conhece a Gennera

Castelo Gazzoni, diretor geral da escola relembra de 2007:

“Fomos a uma palestra em Joinville. Após ouvir a palestrante, fizemos uma pergunta: ‘Nosso sistema de avaliação dos alunos é sui generis. Vocês dão conta?’ A resposta foi afirmativa. Escolhemos na hora.”

A expressão sui generis é uma locução adjetiva em latim, e significa “particular, singular, único, original”

Diferente da avaliação comum, onde se aplica geralmente uma prova igual para todos, um sistema de avaliação sui generis avalia, de forma individual, o aluno segundo as suas particularidades.

É possível dimensionar que, em uma instituição com mais de 2000 alunos, essa escolha pela pessoalização do processo avaliativo seja demorado, e dispendie mais atividades aos professores, direção e administrativo. É preciso que, necessariamente, outras tarefas sejam facilitadas e até anuladas, para que seja possível dar tamanha atenção às particularidades de cada estudante.

“À época foi uma mudança da água para o vinho.”, conta  Alexandre Kleis, também diretor geral.

Lá em 2007, quando respondemos um sonoro “SIM” aos diretores do Colégio Unificado, não respondemos “sim” apenas pensando na computação dos dados de avaliação desses alunos: o nosso “sim” foi também para o suporte que daríamos às atividades que circundam essa, que deriva de um valor da instituição.

Preparando-se para a nova versão

Hoje, o Colégio Unificado está na terceira versão do Gennera Academic One, e já começou a se planejar para que, em 2024, aconteça a migração para o 4.0.

Mas por que migrar?

A tecnologia avança, e avançamos junto com ela.

Algumas demandas de hoje não existiam em 2007 e, com os feedbacks dos nossos clientes, vamos adaptando o nosso sistema, e entregando a todos atualizações sem custo extra.

Em algum momento, a mudança precisa ser mais radical, e exige que se refaça toda a plataforma: quando isso acontece, mudamos de versão.

O sistema que hoje é entregue aos novos clientes é o 4.0.

Em 35 anos de mercado, a Gennera já está em sua quarta geração, porque sempre se mantém atualizada com as tendências e necessidades do mundo educacional.

Os pilares que sempre sustentaram nossas mudanças foram de manter um ambiente moderno, simples e agradável, com robustez e velocidade: e tudo isso sem comprometer a segurança.

Quando você escolhe a Gennera, escolhe também a oportunidade de nunca ficar obsoleto, e ter que trocar novamente toda a sua estrutura de ERP educacional.

Quando você escolhe a Gennera, escolhe uma solução que se preocupa em resolver a parte manual e burocrática, para que a sua instituição possa, na inovação do dia a dia, trazer à tona o que tem de mais valioso: o seu jeito próprio e único de ensinar!

Não bata o martelo sobre ERP educacional antes de falar com os nossos consultores.

Conteúdos relacionados

Imagem - FEED GENNERA

Publicado em 14 de agosto, 2025

Como planejar a gestão educacional para 2026 e evitar imprevistos

Como planejar a gestão educacional para 2026 Se a cada final de ano letivo você sente que passou mais tempo apagando incêndios do que planejando o futuro, saiba que não está sozinho. Matrículas, reuniões, boletins, demandas de pais e alunos, relatórios financeiros e mudanças regulatórias, sobra pouco tempo para pensar estrategicamente. E quando o próximo ciclo chega, é fácil cair no mesmo padrão: correr atrás do prejuízo. A boa notícia…

Ver mais Imagem ilustrativa
Imagem - FEED GENNERA(1)

Publicado em 28 de julho, 2025

Troca de sistema educacional: guia para uma implantação segura e eficiente

Troca de sistema educacional: por onde começar Sua equipe perde horas procurando informações em planilhas diferentes?Professores reclamam que o sistema é difícil de usar?Relatórios chegam atrasados ou incompletos, atrasando decisões importantes? Se você respondeu “sim” a pelo menos uma dessas perguntas, talvez seja hora de considerar a troca de sistema educacional da sua instituição. A mudança de um ERP educacional é uma decisão estratégica que pode gerar ganhos como mais…

Ver mais Imagem ilustrativa
Imagem - FEED GENNERA(4)

Publicado em 21 de maio, 2025

Como engajar alunos durante a aula

Como aumentar o engajamento dos alunos na era digital Você prepara uma aula com todo cuidado, mas percebe que parte dos alunos está dispersa, mexendo no celular ou olhando para o nada?Esse cenário é cada vez mais comum e representa um dos maiores desafios das instituições de ensino: manter o interesse e a participação ativa dos estudantes. Na era da tecnologia, onde tudo está a um toque de distância, competir…

Ver mais Imagem ilustrativa