Tempo de leitura: 4 minutos
Com a correria das grandes cidades e saturação de informações, é muito benéfico para o aluno que as instituições de ensino (IE) invistam em tecnologias que otimizem suas experiências de adesão a serviços/produtos. Você já parou para pensar em como o recebimento on-line pode ser um exemplo disso, além de ser um meio de evitar inadimplências e melhorar a gestão de finanças?
Afinal, o mercado de embolso digital se desenvolveu e apresenta inovadoras formas de pagamento que trazem facilidades e segurança para consumidores e instituições de ensino, como realizar as compras no conforto do lar ou onde mais for conveniente. O sucesso do comércio eletrônico é tão grande que a expectativa para 2019 é que haja um volume de vendas de 79,9 bilhões, segundo a Associação Brasileira de Comércio Eletrônico.
Agora que você já entendeu que o recebimento on-line pode ser vantajoso para o seu negócio, que tal continuar a leitura e descobrir quatro formas de pagamento disponíveis para essa opção? Confira!
1. Cartão de crédito
O cartão de crédito continua sendo a opção mais popular entre os usuários nas compras via internet. Em questão de segundos o pagamento é aprovado pelas operadoras, e há promoções para esse tipo de pagamento que também atraem os usuários. A possibilidade de ganhar pontos e posteriormente trocá-los por vale-compras é uma destas.
Por isso, as empresas devem ficar atentas para expandir cada vez mais essa forma de pagamento, que é uma das favoritas dos consumidores. Entretanto, existem diversos desafios ao selecionar as melhores bandeiras de cartão de crédito para ampliar cada vez mais o público. Além disso, já está disponível para as bandeiras Mastercard e Visa o cartão de crédito com uma taxa fixa em reais para cobranças de mensalidades da IE, que é equivalente ao custo de um boleto.
2. Boleto bancário
O recebimento via boleto bancário também apresenta vantagens para as empresas. Por exemplo, hoje já existem tecnologias, como a do sistema da Gennera, que fazem toda a integração bancária automaticamente e eliminam a necessidade de arquivos de remessa e retorno, além de contarem com integração com a entrada dos principais gateways de pagamento, o que faz o custo do boleto cair muito.
Além do mais, o boleto bancário é uma forma de cobrança tradicional, conhecida e popular, que não encontra resistência por parte dos clientes; ao contrário, normalmente tem a simpatia deles.
A desvantagem fica por conta da demora em constar o pagamento, que pode levar até cinco dias úteis. Apesar disso, o boleto bancário fica no ranking das formas de pagamento via internet preferidas pelo usuário. Não é por menos: o método inclui os 60 milhões de brasileiros que ainda não têm contas em bancos e, consequentemente, não trabalham com cartão de crédito.
3. Pagamento recorrente
Que tal se inspirar na forma de pagamento de plataformas de sucesso como a Netflix e o Spotify para garantir um diferencial competitivo? Esse método trabalha com a ideia de assinaturas em que a cobrança do valor é feita mensalmente no cartão de crédito do cliente modo automático. Ou seja, o cliente não precisa se preocupar em depositar o valor do pagamento. Além do mais, o limite utilizado do cartão de crédito é apenas o valor de uma mensalidade, e não do contrato inteiro — como era no formato de parcelamento.
Isso traz diversas vantagens para a gestão educacional, por exemplo: diminui as chances de inadimplência devido à falta de pagamento por esquecimento e a retentativa — no caso de falta de limite em um determinado mês. Afinal, ela não precisará cobrar individualmente cada um dos responsáveis pelo valor da mensalidade.
4. Transferência on-line
Essa forma de recebimento on-line ainda precisa de mais divulgação, mas trata-se de transferência entre contas e varia conforme os bancos envolvidos. No entanto, de modo geral, é preciso inserir as suas credenciais de internet banking no aplicativo ou site do seu banco e depois confirmar o pagamento.
Percebeu como é importante uma empresa investir em inovações, como o recebimento on-line, para trazer mais comodidade aos consumidores? Com isso, sua IE garante diferencial competitivo e pode investir mais na qualidade do ensino.
Para garantir mais benefícios no recebimento on-line, a Gennera tem integração com os principais gateways de pagamento e possui um software que se comunica com sistemas de bancos e diversas soluções financeiras. O sistema ainda oferece cobrança por boleto totalmente automatizada e via cartão por uma taxa equivalente ao custo de um boleto, ambos com conciliação automática. Isso ajuda a gerenciar os trâmites financeiros das IEs de maneira mais eficiente.
Gostou do nosso post? Aproveita a visita ao blog e conheça o módulo financeiro Academic One!